UFV representada em evento na África

13 de junho de 2023

O Diretor de Relações Internacionais da UFV, Prof. Vladimir Di Iorio, participou da oitava edição da Semana Africana de Agronegócio e Ciência (VIII AASW – African Agribusiness and Sience Week), no período de 5 a 8 de junho de 2023, na cidade de Durban, África do Sul. O evento foi organizado pelo FARA (Forum for Agricultural Research in Africa), organização pan-africana com a qual a UFV tem parceria desde 2019, e cujas ações estão especialmente inseridas no projeto ARIFA (Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa), começando com a admissão de nigerianos para cursos de mestrado na UFV.
O Prof. Vladimir foi convidado pelo FARA para falar a organizações africanas sobre as facilidades para atração de grande número de interessados em realizar pós-graduação na UFV e também em várias outras universidades brasileiras, uma vez que a iniciativa da UFV foi posteriormente expandida para o consórcio de universidades FAUBAI. Todas as despesas da viagem do Prof. Vladimir foram custeadas pelo FARA com recursos do projeto ARIFA.
Durante o evento, o representante da UFV interagiu com  diversas organizações africanas (African UnionCCARDESAASARECACORAF) e globais (FAOCGIAR), que mostraram muito interesse nos resultados alcançados até o momento com a Nigéria e desejam estender os benefícios a outros países do continente. A principal sessão par divulgação das oportunidades no Brasil aconteceu no dia 7 de junho, e foi apresentada em conjunto com o Prof. Guilherme Nogueira, da UNESP.

O Prof. Vladimir está coordenando a organização de oferta de disciplinas online em Inglês de forma compartilhada com várias outras instituições brasileiras, membros da FAUBAI. Essas disciplinas online serão oferecidas a africanos admitidos em programas de mestrado e doutorado nas instituições da FAUBAI, dentro do projeto ARIFA.