Evolução da parceria UFV-FARA em 2023

2 de maio de 2023



A parceria entre a UFV e o FARA (Forum for Agricultural Research in Africa), continua tendo desdobramentos importantes, com grande impacto nacional. Essa parceria se iniciou em 2019 e possibilitou admissão de grande grupo de nigerianos para cursar mestrado na UFV entre 2020 e 2022., com financiamento do TETFUND (fundo para financiamento do ensino terciário da Nigéria). Por meio de contatos conduzidos pela UFV, em evento realizado em Viçosa em abril de 2022, o FARA assinou acordo de cooperação com a FAUBAI, maior associação de diretores internacionais de instituições de ensino superior do Brasil, permitindo uma expansão para diversas instituições no Brasil das atividades de capacitação que se iniciaram com a UFV.

Estudantes nigerianos que estiveram no evento organizado na UFV, em abril de 2022.

Para alcançar os objetivos propostos na cooperação FAUBAI-FARA, importantes eventos foram realizados neste mês de abril de 2023 com protagonismo da UFV, que são descritos a seguir.


CONFERÊNCIA ANUAL DA FAUBAI

No período de 15 a 19 de abril de 2023, o Diretor de Relações Internacionais da UFV, professor Vladimir Oliveira Di Iorio, participou da Conferência Anual da FAUBAI em Belo Horizonte, evento que neste ano contou com a presença de mais de 600 participantes. Estiveram também no evento o Diretor Executivo do FARA, Yemi Akinbamijo, e o gerente de projetos, Abdulrazak Ibrahim. Duas sessões tiveram apresentações relacionadas à cooperação FAUBAI-FARA.

17/04/2023

No dia 17, o Prof. Vladimir coordenou sessão sobre cooperação com a África que incluiu apresentação sobre o programa PEC-G e experiências de recepção de nigerianos como estudantes de mestrado na UNESP.

18/04/2023

No dia 18, junto com os representantes do FARA, o prof. Vladimir apresentou resultados preliminares da seleção de quase 400 nigerianos para realizar cursos de mestrado, doutorado e pós-doc em 2023, em 28 instituições brasileiras, com financiamento garantido pelo TETFUND. A UFV, com mais de 100 nigerianos selecionados por seus programas de pós-graduação, é a universidade com maior número de admissões, seguida da UNESP, com cerca de 80. Na ocasião, o prof. José Celso Freire, presidente da FAUBAI, afirmou que considera essa parceria como sendo a ação de internacionalização do ensino superior de maior impacto que ele teve conhecimento, em  toda sua longa carreira como gestor internacional.
 Apresentação realizada pelo Professor Vladimir Di Iorio na Conferência FAUBAI 2023.
Na Conferência FAUBAI 2023: Vladimir Di Iorio, José Celso Freire, Bianca Santana (palestra de abertura), Abdulrazak Ibrahim.

REUNIÕES EM BRASÍLIA

Esforços estão sendo realizados para que os nigerianos selecionados na cooperação FAUBAI-FARA possam iniciar suas atividades no Brasil em agosto deste ano. Na semana seguinte à conferência da FAUBAI, o Prof. Vladimir e os representantes do FARA, Yemi Akinbamijo e Abdulrazak Ibrahim, realizaram reuniões em Brasília para angariar mais apoio à cooperação.

27/04/2023

No dia 27 de abril, junto ao Embaixador da Nigéria no Brasil, Muhammad Makarfi, foi realizada uma visita à sede da Embrapa em Brasília. O grupo foi recebido pelo atual presidente da instituição, Celso Luiz Moretti, e pelo consultor Paulo Roberto Galerani. Foram discutidos projetos que podem ser conduzidos em conexão com as ações de capacitação promovidas pela cooperação FAUBAI-FARA. Em seguida, foi realizada reunião na Embaixada da Nigéria presidida pelo Embaixador Makarfi, com diversos membros do staff que ficaram incumbidos de tarefas para facilitar a recepção de seus conterrâneos no Brasil.

28/04/2023

No dia 28, Vladimir, Yemi e Abdulrazak participaram de reunião na sede da CAPES com representantes da área internacional da agência e com convidados de outros setores do governo brasileiro. O Diretor Internacional da CAPES, Rui Oppermann, foi acompanhado de Idelazil Talhavini, Coordenadora Geral de Acompanhamento e Monitoramento de Resultados, Lucas Bacas, consultor para assuntos internacionais, e Helena Albuquerque, Coordenadora Geral para Programas de Cooperação Internacional (todos associados à CAPES). Também estiveram presente Thomas Napoleão, Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, e Francisco Figueiredo de Souza, Chefe da Divisão de Cooperação Educacional/DCE do Ministério de Relações Exteriores. A diretoria da FAUBAI foi representada por Renee Zicman, em participação online. A reunião foi organizada e conduzida pela coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior (CGAI/Sesu/MEC), Jaqueline Pinheiro Schultz. Os representantes dos diversos setores se comprometeram a realizar ações para colaborar com a cooperação FAUBAI-FARA, entre elas:
  • Reforço na divulgação do programa junto a IES brasileiras.
  • Agilização de procedimentos para concessão de vistos aos nigerianos para virem ao Brasil. Deve ser requisitado reforço para a representação consular brasileira na Nigéria, com alocação de mais funcionários.
  • Montagem de uma plataforma para oferta de disciplinas em Inglês online, compartilhada entre as instituições de ensino superior brasileiras. Isso deverá permitir que programas de pós-graduação possam ter um portifólio maior de disciplinas em Inglês disponível.
Reunião na sede da CAPzES: Jaqueline Schultz, Abdulrazak Ibrahim, Francisco Figueiredo, Rui Oppermann, Yemi Akinbamijo, Vladimir Di Iorio, Helena Albuquerque, Thomaz Napoleão, Lucas Bacas.

O resultado da homologação do financiamento para os selecionados na cooperação FAUBAI-FARA pelo TETFUND deverá ser divulgado nos próximos dias. Os programas de pós-graduação das diversas instituições brasileiras participantes da iniciativa serão então notificados para emissão de cartas de admissão oficiais. A expectativa é que em agosto deste ano de 2023 já possam ser iniciadas as atividades acadêmicas desse grupo no Brasil.