UFV recebe mais de 600 candidatos para disciplinas online em Inglês

17 de janeiro de 2024

Foram encerradas, no dia 12/01/2024, as inscrições para estudantes de mobilidade acadêmica e estudantes não vinculados, para as disciplinas online que serão oferecidas em idioma Inglês na UFV, no primeiro semestre de 2024. Os candidatos de mobilidade (virtual) são estudantes que atualmente estão matriculados em alguma outra instituição de ensino superior, em cursos de graduação, mestrado ou doutorado. Os candidatos não vinculados são aqueles que já possuem diploma de ao menos um curso de graduação e que atualmente não estão ligados a nenhuma instituição de ensino superior.

Foram recebidas 172 inscrições para estudantes de mobilidade acadêmica e 458 para estudantes não vinculados, chegando a um total de 630 candidatos, de 36 nacionalidades. A grande maioria dos candidatos vem de países africanos, onde as ofertas da UFV têm grande penetração, com divulgação auxiliada pelo nosso parceiro FARA (Forum for Agricultural Research in Africa).

Distribuição das candidaturas, por país:

Documentos dos candidatos foram repassados às secretarias dos cursos de pós-graduação que participam da oferta. Após conferência pelas secretarias dos cursos, os candidatos com documentação adequada serão avaliados pelos professores das disciplinas, que decidirão quais poderão ser admitidos. A matrícula será processada em fevereiro e as aulas irão se iniciar em março, seguindo o calendário acadêmico regular.

Informações sobre as disciplinas a serem oferecidas em Inglês no primeiro semestre de 2024 na UFV, em formato online e presencial, podem ser obtidas em: UFV Courses in English 2024-1.

O período 2024-1 terá como novidade uma oferta mais robusta de disciplinas em Inglês também em formato presencial.

Este é o oitavo semestre acadêmico seguido em que a UFV oferece número significativo de disciplinas online em Inglês, tendo essa oferta se iniciado em 2020, durante a pandemia de COVID-19. Informações sobre o histórico de ofertas podem ser obtidas no final da página: Information for foreign students.

Um desafio a ser vencido na UFV nos próximos períodos é um maior engajamento dos estudantes regulares brasileiros nas disciplinas oferecidas em Inglês. Desde 2020, a grande maioria dos matriculados nas disciplinas em Inglês é de estrangeiros. A partir de 2024, começarão a ser implantados mecanismos para estimular maior participação dos brasileiros, incluindo:

• preferência para concessão de bolsas de programa sanduíche no exterior a estudantes de pós-graduação que tiverem cursado disciplinas em Inglês, com bom rendimento;
  • bolsas de mestrado e doutorado ofertadas pela PPG deverão exigir que os estudantes contemplados atestem proficiência para a concessão e cumpram um número mínimo de créditos em Língua Inglesa.

As novidades serão comunicadas em momento adequado.

Aos estudantes que incluam experiência no exterior (sanduíche) em seus planos, recomenda-se matrícula em disciplinas em Inglês já no primeiro semestre de 2024, aumentando suas chances na concorrência por bolsas para mobilidade no exterior, nos próximos períodos.