A manifestação poderá ocorrer por meio de cartas, emails ou propostas envolvendo professores de ambas as instituições e nas quais deverão ser definidos os interesses e objetivos comuns que darão início à colaboração.
A proposta deverá ser elaborada em dois idiomas, português e inglês ou português e espanhol, de acordo com os modelos disponíveis abaixo, e devem ser observados os seguintes pontos:
Após a adequação da proposta do Convênio, se necessária, a minuta deverá passar pelo Colegiado do Departamento para aprovação e indicação de um Coordenador. Em seguida, se aprovada a minuta, o Chefe de Departamento encaminha a proposta e oficio mencionando a aprovação para a DRI prosseguir com os trâmites.
A DRI abrirá o processo que será encaminhado para conhecimento das respectivas Pró-Reitorias e enviado para a Procuradoria Jurídica (PRJ) para análise e emissão do documento final.
Se não houver nenhuma impropriedade, a PRJ emitirá o documento final que será encaminhado para a DRI que, por sua vez, enviará o documento para assinatura do Reitor da contraparte e da UFV. Quando todas as vias forem devolvidas, os documentos assinados serão novamente remetidos à PRJ que promoverá a publicação no Diário Oficial.
Para acessar os modelos de convênio clique no link desejado e faça o download do arquivo no formato .docx. Para não perder a formatação do documento, é altamente recomendado utilizar a plataforma do Google Docs para editá-lo. Para isso, basta fazer o upload do arquivo que você baixou no seu Google Drive.