Poderão se inscrever no processo seletivo e participar da mobilidade os candidatos que atenderem a todos os requisitos estabelecidos pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da RESOLUÇÃO nº 10/2016 do CEPE, seção I, art. 6º, aqui transcrito literalmente:
“Seção I – Da Elegibilidade. Art. 6º – Poderão participar de Mobilidade Acadêmica estudantes da UFV que, no momento da candidatura ao processo seletivo, satisfizerem as seguintes exigências:
I – ter integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro e segundo períodos do seu curso;
II – ter concluído, no mínimo, quarenta por cento (40%) da carga horária total do curso;
III – apresentar coeficiente de rendimento acadêmico acumulado igual ou superior a 60;
IV – ter no máximo 2 reprovações acumuladas nos 2 últimos períodos letivos que antecedem à candidatura;
§ 1º – Estudantes que fizerem nova seleção de ingresso para o mesmo curso na UFV, só poderão se candidatar ao processo seletivo 1 (um) ano do curso, após o reingresso.
§ 2º – Será permitido aos convênios ou programas específicos estabelecer critérios de elegibilidade diferentes dos definidos nesta Resolução, aprovados pelo CEPE”.
Depende, alguns Programas exigem o Teste de Proficiência, outros não. Essa informação deverá ser apurada com o Coordenador do convênio/programa.
A UFV não se responsabiliza pela obtenção de Passaportes e Vistos, por isso, para conseguir seu documento de forma legal e segura, visite o site da Polícia Federal, lá você encontrará todas as informações necessárias. Selecionamos algumas dicas para você:
Existem modalidades diferentes de vistos e cada país possui suas próprias exigências. Verifique no Consulado do país de destino quais as providências a serem adotadas e qual a modalidade de visto que você necessita. Ademais, se você já está no exterior e necessita prorrogar o seu visto, procure o Serviço de Imigração ou os Setores Consulares, eles te orientarão em todo o procedimento.
A UFV não contribui financeiramente para o seu intercâmbio, mas existem várias instituições e órgãos de fomento que oferecem bolsas e auxílios para o estudante que deseja fazer um intercâmbio acadêmico. Acesse o painel de oportunidades da DRI e verifique se existe algum edital aberto que se enquadre no seu interesse.
A UFV permite o afastamento acadêmico do estudante pelo prazo máximo de 1 ano. Assim, se você solicitou o afastamento por tempo inferior a 1 ano e deseja prorrogar sua estada no exterior, é possível pedir a prorrogação pelo tempo que faltar para completar o prazo máximo com o consentimento da Universidade de destino e de origem.
Há países que permitem que o estudante de intercâmbio trabalhe até 20 horas semanais, mas a maioria não permite concorrência com a mão de obra local. O mais comum é que o estudante exerça alguma atividade remunerada no âmbito da Universidade de destino, tais como pesquisa, monitoria, estágios, etc.
Sim, contanto que a Universidade de destino permita e você seja capaz de administrar as duas atividades.
Sim, a carga horária em estágios no exterior poderá ser validada como carga horária do estágio da UFV.
Basta fazer a Carteira Internacional de Estudante em qualquer agência de viagens.
O campus Viçosa da UFV está localizado no município de Viçosa, em uma região de Mata Atlântica conhecida como Zona da Mata Mineira. Viçosa está a 227 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte; a 980 km de Brasília; 385 km do Rio de Janeiro; 650 km de São Paulo e 410 km de Vitória. Partindo de Belo Horizonte, o principal acesso se dá pela Rodovia BR120, passando pelas cidades de Itabirito, Ouro Preto, Ponte Nova e Teixeiras. Saindo do Rio de Janeiro, a melhor alternativa é passar pelas cidades de Petrópolis, Juiz de Fora, Rio Pomba, Ubá, Visconde do Rio Branco e Coimbra.
Além do campus Viçosa, a UFV possui mais dois campi criados nos últimos anos, um em Rio Paranaíba e outro em Florestal. Esses, estão localizados, respectivamente, na região do Alto Paranaíba, próximo ao Triângulo Mineiro, e na região central do Estado de Minas Gerais, próximo à capital Belo Horizonte.
A UFV oferece diversos cursos nas mais variadas áreas do conhecimento. Para conhecer, detalhadamente, cada um deles, acesse o Catálogo de Graduação.
Confira as dúvidas mais comuns em relação ao Regime Didático da Graduação da UFV:
O Regime Didático da Graduação estabeleceu que o ano letivo compreende dois períodos regulares de atividades acadêmicas, com duração mínima de 100 dias de trabalho, podendo ainda comportar um período especial de verão a ser fixado pelo Calendário Escolar. Usualmente, o primeiro período acadêmico acontece entre março e julho, enquanto o segundo período acontece entre agosto e dezembro.
A Disciplina é o conjunto de estudos e atividades correspondentes a um programa desenvolvido num período letivo, com uma carga horária pré-fixada. Cada disciplina possui uma classificação dentro da Matriz Curricular de um curso:
As disciplinas podem, ainda, dentro da Matriz Curricular, estarem interligadas de duas formas:
O Crédito é a unidade de medida do trabalho escolar. 1 crédito da UFV corresponde a 15 horas de aula mais 20 horas para a realização de estudos complementares, totalizando 35 horas de trabalho.
A carga horária de aulas total de todas as disciplinas é sempre múltipla de 15. Assim, uma disciplina de 4 créditos, por exemplo, equivale a 60 horas de aula durante o semestre acadêmico.
No Brasil, cada Instituição de Ensino Superior possui um sistema de créditos acadêmicos distinto. Portanto, é importante atentar-se para a carga horária total de cada disciplina a fim de se estabelecer uma equivalência entre os créditos acadêmicos da UFV e da instituição do estudante de mobilidade.
O European Credit Transfer and Accumulation System (ECTS), por exemplo, corresponde a 28 horas de trabalho. Ou seja, um semestre com 30 ECTS totaliza 840 horas de trabalho (30 x 28 = 840). Se compararmos com o sistema de créditos da UFV, um semestre de 24 créditos totaliza as mesmas 840 horas de trabalho (24 x 35 = 840). Ou seja, 30 ECTS equivalem a 24 Créditos da UFV.
A Matriz Curricular dos cursos de graduação, a ser integralmente cumprida pelo aluno, é elaborada pela Comissão Coordenadora de cada Curso e aprovada pelo Conselho Técnico de Graduação. Desde que previsto no projeto pedagógico do curso, as atividades extracurriculares, tais como participação em eventos técnico-científicos e em projetos de cunho social, artístico ou cultural, poderão ser consideradas na integralização curricular como formação complementar.
A avaliação do rendimento acadêmico, em cada disciplina, é procedida mediante a realização de provas, seminários, trabalhos de campo, entrevistas, testes e trabalhos exigidos por seu professor, aos quais se atribuirão conceitos ou notas.
A nota final na disciplina é representada por um número inteiro, compreendido entre 0 e 100, exceto aquelas que terão conceito S (satisfatório) ou N (não satisfatório).
Será considerado reprovado na disciplina o estudante que obtiver, após a realização do exame final, nota final inferior a 60; comparecer a menos de 75% das horas-aulas teóricas; ou, comparecer a menos de 75% das horas-aulas práticas.
O Coeficiente de Rendimento (CR) é a média ponderada das notas obtidas no período letivo, considerando como peso o número de créditos das respectivas disciplinas.
O estudante pode ser desligado da UFV quando:
O estudante estrangeiro interessado em realizar mobilidade na UFV deverá averiguar se a sua Universidade possui convênio com a UFV e, em caso afirmativo, procurar o escritório de relações internacionais para ajudá-lo com os trâmites necessários. Atenção: todo o processo de postulação é realizado entre os escritórios de relações internacionais.
O estudante estrangeiro pode também cursar toda a Graduação na UFV, através do Programa PEC-G. Ou ainda, cursar uma Pós-Graduação na UFV, concorrendo a uma das vagas dos programas de pós-graduação da UFV ou através do Programa PEC-PG.
Há, ainda, a possibilidade de realizar a graduação completa na UFV através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizando o ENEM.
Sim, basta que o serviço de Relações Internacionais da Universidade de origem envie para a DRI a documentação exigida. O aluno será, então, matriculado na disciplina de estágio (ESM490) e, no final do intercâmbio, preencherá um Relatório Final de Estágio, juntamente com seu orientador, para ser entregue na Pró-Reitoria de Ensino.
Alguns convênios assinados pela UFV fazem menção a alojamento se houver reciprocidade, porém a maioria deles não possui cláusulas que especificam a acomodação de estudantes estrangeiros em alojamentos mantidos pela UFV.
A UFV, no Campus Viçosa, mantém 3 Restaurantes Universitários com cardápio variado e disponível a baixo custo (cerca de US$1,00 dólar americano). Outras alternativas de alimentação no campus são as lanchonetes com opções entre sanduíches, salgados e pratos diversos.
Além disso, a UFV disponibiliza aos seus alunos, gratuitamente, atendimento médico ambulatorial na Divisão de Saúde da Universidade. A Divisão de Saúde atende aos estudantes estrangeiros de intercâmbio, desde que comprovem algum vínculo com a UFV. Há alguns serviços que são cobradas pequenas taxas de todos os usuários, inclusive intercambistas.
Inicialmente, a documentação exigida é o passaporte, o visto correspondente e o CPF (para usufruir dos serviços na UFV). Informações complementares podem ser encontradas nos consulados brasileiros no exterior.
Por recomendação da Divisão de Saúde da UFV, todos os estudantes estrangeiros deverão ser imunizados com as seguintes vacinas:
Os estudantes deverão trazer o cartão de vacinação e, dependendo de sua área de atuação na UFV, tomar vacinas específicas.
O Seguro Saúde é obrigatório para viagens internacionais, podendo ser contratado no país de origem ou aqui no Brasil. É indispensável a apresentação da Apólice do momento da matrícula.
Ao embarcar para o Brasil, você já deverá ter recebido a carta de aceitação da UFV, com a qual será feito o pedido de Visto no Consulado Brasileiro correspondente. O Consulado emitirá um formulário de pedido de visto que deverá ser trazido ao Brasil junto com o visto.
Durante o voo ou na fronteira do Brasil, você deverá preencher o cartão de entrada/saída utilizando letra de forma, sem rasura, e EXIGIR o carimbo de fiscalização da Polícia Federal nesse cartão e no passaporte. Esse serviço é gratuito e a falta desse procedimento torna irregular a entrada no Brasil.
Ao entrar no Brasil, você deve apresentar à alfândega brasileira seu passaporte; atestado de vacinação internacional, se necessário; e, cópia autenticada do pedido de visto.
Você sempre deve levar seu passaporte e a 2ª via do cartão de entrada/saída, que será recolhida pela Polícia Federal quando sair do país.
O Registro no Departamento de Polícia Federal é obrigatório e você deverá apresentar a documentação completa. Você deverá agendar prévia e obrigatoriamente o dia e o horário de atendimento no Departamento de Polícia Federal. Confira a documentação e como agendar seu atendimento.
Ao receber a carteira de identidade de estrangeiro, verifique se os dados pessoais, tais como nome completo, filiação, data de nascimento e nacionalidade estão corretos. Se houver algum erro, solicite a correção imediata, no próprio local, a fim de evitar problemas futuros.
Quando chegar à UFV, procure a Diretoria de Relações Internacionais para registrar-se e obter todas as informações sobre a permanência legal na Universidade e no país. A sede da DRI fica localizada na Vila Giannetti, Casa 53.
Para encontrar informações sobre as siglas da UFV, acesse: http://net-server.cpd.ufv.br/UFVEstrutura/Consulta/Default.aspx