VISITA DE DELEGAÇÃO HOLANDESA À UFV

9 de outubro de 2015

No dia 06 de Outubro de 2015, a Universidade Federal de Viçosa, através da Diretoria de Relações Internacionais, recebeu uma delegação holandesa da Avans University of Applied Sciences. O objetivo da visita foi conhecer os departamentos de Engenharia Química e Engenharia Civil da UFV, além da infra-estrutura do CENTEV, para receber estudantes holandeses em estágios no ano de 2016. A Avans faz parte de um consórcio de universidades holandesas que, junto com o Centre of Expertise Biobased Economy, iniciou em 2015 um programa de cooperação com instituições de ensino superior do Estado de Minas Gerais. A delegação foi formada pelos professores Jappe de Best e Nathalie Marquez Luzardo, e por um dos administradores de projetos do programa, Mr. Erik Lammers. Foi acompanhada desde sua chegada em Belo Horizonte por Daniel Benjamin de Oliveira Dutra, recém formado na UFMG e que realizou intercâmbio na Avans com bolsa do programa Ciência sem Fronteiras.

Na UFV, o grupo foi recebido pelo Diretor de Relações Internacionais, Prof. Vladimir Oliveira Di Iorio, que o conduziu por visitas entre os diversos setores. No Departamento de Química, os professores Fábio de Avila Rodrigues e André Pereira Rosa apresentaram suas linhas de pesquisa e discutiram possível colaboração com os convidados. Em seguida, o Prof. Cláudio Mudado Silva levou o grupo para uma visita aos Laboratórios de Celulose e Papel. No Departamento de Engenharia Civil, a recepção coube aos professores Kléos Magalhães e Dario Cardoso. A visita técnica foi finalizada com um contato com empresas encubadas no CENTEV/TecnoPARQ, contando com o auxílio da Assessora Internacional do órgão, Flavia Carneiro. Foram contactados representantes das empresas Energética Geração e Conservação de EnergiaRupestris: Biotecnologia Aplicada à Propagação Vegetal; e Ecosoluções Assessoria e Consultoria em Desenvolvimento Sustentável.

Após a visita, professores da UFV e empresas encubadas enviaram aos parceiros holandeses propostas de projetos em que poderão receber estudantes holandeses para estágio, iniciando já no primeiro semestre de 2016.

IMG_1236

Visita Técnica ao CENTEV/ TECNOPARQ (Na foto: Daniel Dutra, Vladimir Di Iorio, Erik Lammers, Nathalie Luzardo e Jappe de Best)

IMG_1224

Visita ao de Laboratório de Celulose e Papel (Na foto: Prof. Cláudio Silva, Daniel Dutra, Erik Lammers, Jappe de Best e Nathalie Luzardo)