Visita de delegação da Nova Zelândia à UFV

3 de dezembro de 2018


Entre os dias 23 e 30 de novembro de 2018, a UFV recebeu a visita de uma delegação da Lincoln University, da Nova Zelândia, classificada como uma das 50 melhores universidades do mundo em Agricultura e Floresta e uma das 15 melhores pequenas universidades do mundo, de acordo com o prestigiado ranking de universidades QS. A delegação foi chefiada pelo professor Hugh Bigsby, decano da Faculty of Agribusiness and Commerce, e contou com 17 estudantes de graduação.

As atividades em Viçosa foram coordenadas pela Diretoria de Relações Internacionais, pelo Professor Altair Dias de Moura, do Departamento de Economia Rural, e por Leandro Cavalcanti, managing director da BRAiNZ Intelligent Imports, empresa que comercializa produtos entre o Brasil e a Nova Zelândia.


Um resumo da agenda é apresentado abaixo:

  • 24/11: Confraternização na nova sede da DRI (casa 53 da Vila Gianetti) e participação dos estudantes neozelandeses na Marcha Nico Lopes.
  • 25/11: Visita a fazendas de café em Araponga, organizada por Leandro Cavalcanti com a participação do professor Anor Fiorini de Carvalho, do Departamento de Solos. Alguns dos cafeicultores já exportam cafés especiais da região para Nova Zelândia por meio da empresa BRAINZ Intelligent Imports Ltd.
  • 26/11: Atividades junto ao setor de suinocultura da UFV, organizadas pelo Professor Alysson Saraiva, do Departamento de Zootecnia.
  • 27/11: Visita ao banco de germoplasma de Macaúba em Araponga, organizada pelos professores Sérgio Motoike, José Antonio Grossi e Leonardo Pimentel, do Departamento de Fitotecnia; apresentações no evento New Zealand Day, no auditório do Departamento de Letras, com participação do REC (Real English Center).
  • 28/11: Atividades no setor de avicultura da UFV, organizadas pelo Professor Arele Calderano, do Departamento de Zootecnia; visita ao setor de gado de leite e a fazendas do projeto Família do Leite, organizada pela professora Polyana Pizzi Rotta, do Departamento de Zootecnia.
  • 29/11: Atividades no setor de gado de corte da UFV, com visita à fazenda experimental de gado Brahman, organizada pelos professores Márcio Duarte e Cláudia Sampaio, do Departamento de Zootecnia; seminários sobre produtos de cana de açúcar e visita à sede da Cachaça Guaraciaba, organizados pelo professor José Benício Chaves, do Departamento de Tecnologia de Alimentos.
  • 30/11: Seminário sobre produção de laticínios, aulas práticas de derivados de leite e visita ao Laticínio da UFV, organizad0s pelo professor Antonio Fernandes, do Departamento de Tecnologia de Alimentos; visita à sede da empresa Clonar incluindo apresentação de pesquisas sobre resistências de plantas que interessam à Nova Zelândia, organizada pelo professor Acelino Alfenas, do Departamento de Fitopatologia.

No final do dia 30/11, no Departamento de Economia Rural, os estudantes da Lincoln University apresentaram seminários sobre o que aprenderam acerca do setor de agribusiness do Brasil, comparando com a realidade da Nova Zelândia, e suas propostas para possíveis colaborações, importação e exportação entre os dois países.


Além das atividades listadas acima, os estudantes neozelandeses ainda tiveram aulas de Português e cultura brasileira especialmente desenvolvidas para eles, logo após o horário do almoço, nos dias 26, 28, 29 e 30/11. As aulas foram ministradas pela estudante de mestrado Flávia Rodrigues, orientada pela professora Idalena Chaves, especialista da UFV na área de Português para Estrangeiros.

Um especial agradecimento deve ser dado também aos estudantes voluntários dos projetos Em Rede e Embaixadores UFV, que auxiliaram na apresentação de elementos da cultura brasileira aos estudantes da Nova Zelândia e na sua integração com a comunidade.