Energias renováveis – Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC

27 de fevereiro de 2019

O Centro Internacional para o Desenvolvimento de Energia Sustentável (ISEDC), localizado em Moscou, Rússia, está oferecendo, em parceria com a UNESCO, vinte bolsas de estudo com duração de quatro semanas, na capital russa, no âmbito do Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2019.

2. Tendo em conta a prioridade conferida a questões relativas à energia pela comunidade internacional e pelo sistema ONU, as referidas bolsas de estudo visam a ampliar a formação de recursos humanos e a contribuir para o desenvolvimento de capacidades no campo da energia renovável e sustentável, nos países em desenvolvimento e naqueles em transição.

3. O treinamento será realizado em instituições especializadas, na Federação Russa, no período de 30 de setembro a 25 de outubro de 2019. Como o meio de instrução é o idioma inglês, somente são elegíveis candidatos com proficiência nessa língua.

4. Os candidatos poderão escolher entre as seguintes áreas de estudo, as quais estão alinhadas com os objetivos da UNESCO e as prioridades do Programa:

1. Energia e desenvolvimento sustentável;
  2. Gestão ecológica de recursos energéticos;
  3. Energia renovável, e
  4. Geração de energia sustentável e renovável.

5. Conforme o Edital da UNESCO, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

1. Ter formação superior em Ciências Naturais ou Exatas ou Tecnologia (“Bachelor of Science” – BSc) ou em Economia (“BA in Economics”);
  2. Ter proficiência em inglês – comprovada mediante apresentação do formulário “Certificate of English Language Proficiency” e cópia de Certificado de Proficiência em inglês; e
  3. Ter, no máximo, 35 anos (até o dia 25/10/2019).

6. O Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2019 é regido pelo princípio da competição aberta. Contudo, é importante registrar que a UNESCO dará atenção especial às candidaturas de mulheres, com o propósito de estimular uma representação igualitária de gênero.

7. Na qualidade provisória de Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, a Divisão de Promoção da Cultura Brasileira do Ministério das Relações Exteriores fará a pré-seleção nacional de até duas candidaturas, para encaminhamento dos respectivos dossiês à UNESCO. A seleção final dos candidatos será de responsabilidade do ISEDC.

8. Os dossiês de candidatura deverão ser elaborados em duas vias e encaminhados por correio, à DAMC, onde deverão ser recebidos até o dia 1º de março de 2019, contendo a seguinte documentação:

1. formulário de candidatura a bolsas da UNESCO (modelo completo), devidamente preenchido em inglês e assinado pelo(a) candidato(a);
  2. formulário “Certificate of English Language Proficiency” preenchido, datado e assinado por professor de Língua Inglesa de Departamento de Língua Estrangeira de uma universidade brasileira (com a aposição de carimbo da instituição de nível superior);
  3. 6 (seis) fotos 3×4 (2 devem ser anexadas nos 2 formulários de candidatura);
  4. fotocópia(s) autenticada(s) do(s) diploma(s) de nível superior;
  5. fotocópia do certificado de proficiência em inglês;
  6. uma carta de apresentação do(a) candidato(a), em inglês, com informações sobre seu perfil, área na qual deseja realizar a pesquisa, objetivos e resultados esperados quanto à utilização dos conhecimentos adquiridos na sua área de estudo/trabalho, bem como para o país;
  7. uma carta de recomendação, em inglês, de professor universitário ou outro profissional da área de atuação do(a) candidato(a), com informações sobre as qualificações do(a) candidato(a) e sobre a relevância do seu projeto de pesquisa;
  8. cópia de RG (autenticada); e
  9. experiência profissional comprovada: cópia de carteira de trabalho, declaração da instituição onde o(a) candidato(a) trabalha ou trabalhou, com o registro de tempo de serviço e atividade(s) desempenhada(s).

9. Para os(as) candidatos(as) selecionados(as), deverá ser preenchido, posteriormente, por profissional médico, o formulário de exame médico da UNESCO. Esse formulário será enviado pela UNESCO juntamente com a carta de premiação do(a) candidato(a) selecionado(a).

As despesas com a preparação do dossiê médico não são passíveis de reembolso.

10. Os dossiês de candidatura incompletos, ou recebidos após a data limite estipulada no item 8, e/ou cujas candidaturas não preencham os requerimentos qualificatórios descritos no item 5, não serão considerados.

11. O endereço para o envio dos dossiês de candidatura é:

Divisão de Promoção da Cultura Brasileira Ministério das Relações Exteriores Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo I, sala 408 Brasília – DF, Brasil – CEP 70.170-900

12. Além do envio do dossiê físico de candidatura, cada candidato(a) deverá, até o dia 1º/03/2019, enviar uma cópia digitalizada (em PDF) do dossiê de candidatura para o endereço eletrônico damc.itamaraty@gmail.com. No campo assunto, deverá ser registrado:
“Bolsas UNESCO/ISEDC 2019 – Nome e último sobrenome do candidato”.

13. Os candidatos receberão os resultados da pré-seleção nacional no dia 18/03/2019. Os(as) candidatos(as) que não tenham sido contatados, até essa data, pela Comissão Nacional do Brasil em função de eventual pré-seleção, deverão considerar que suas candidaturas não foram pré-selecionadas.

14. Demais informações sobre as bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2019, o processo de seleção dos(as) contemplados(as), os benefícios oferecidos pelo ISEDC e pela UNESCO, outras condições e informações sobre os vistos de estudos para a Federação Russa, podem ser encontradas na página: http://www.unesco.org/new/en/fellowships/programmes/unescoisedc-co-sponsored-fel lowships-programme/

15. O formulário de candidatura poderá ser obtido neste link

16. As dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail damc@itamaraty.gov.br, com a inscrição, no campo assunto, da informação “Dúvida sobre o Programa de Bolsas UNESCO/ISEDC – Edição 2019“.