4 de julho de 2017
No período de 02 a 17 de junho de 2017, uma comitiva de 10 estudantes da Texas A&M University (TAMU), coordenados pela Profª Susanne Ursula Talcott, do Department of Nutrition and Food Science da TAMU visitaram a UFV para uma experiência de intercâmbio estudantil, incluindo aulas intensivas em turmas que combinaram estudantes americanos e estudantes da UFV.
A organização local contou com a coordenação dos professores Frederico Barros, do DTA, e Hercia Martino, do DNS. A equipe da Diretoria de Relações Internacionais da UFV auxiliou na logística do evento.
Na primeira parte das atividades, os estudantes da TAMU tiveram aulas da disciplina “TAL 491 – Special Topics in Food Science and Technology”, em conjunto com estudantes de Engenharia de Alimentos da UFV. As atividades incluíram também uma viagem técnica à Serra do Brigadeiro, para conhecer a produção de café local, uma visita à empresa de processamento de sucos TIAL, em Visconde do Rio Branco, uma visita à empresa de produção de cachaça Velha Aroeira, em Porto Firme, e cultivos de cogumelos em visita ao BioAgro.
Na segunda parte do programa, os estudantes americanos tiveram a companhia de um novo grupo de estudantes do curso de Nutrição da UFV, na disciplina “NUT385 – Special Topics in Food and Nutrition“. As atividades incluíram participação na ação de educação alimentar e nutricional, envolvendo atividade física e de lazer com idosos vinculados ao Programa Municipal da Terceira idade (PMTI). Os estudantes ainda visitaram a instituição APOV, a Escola Municipal e o Centro de Saúde, em Nova Viçosa, além de roda de conversa sobre estratégias necessárias para políticas de segurança alimentar e nutricional em comunidades carentes. A visita ao almoxarifado responsável pela alimentação do município de Viçosa permitiu conhecer o funcionamento do Programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A visita ao Banco de alimentos de Ubá-MG promoveu conhecimento da estrutura física e das rotinas dos serviços e atividades desenvolvidas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. As visitas nos hospitais São João Batista e São Sebastião proporcionaram conhecimento da atuação de nutricionistas nas áreas de Clínica, como manipulação de dietas enterais, produção de refeições e banco de leite humano. Os estudantes também visitaram o Quintal Solidário da UFV com intuito de conhecer as atividades da agricultura familiar, participaram de oficinas de preparo de alimentos e visitaram a comunidade rural dos Nobres, Viçosa-MG, para conhecer a olericultura e realizar práticas de compostagem orgânica.
O Departamento de Letras, sob a coordenação da Profª Idalena Oliveira Chaves, ofereceu uma oficina de Português e Cultura brasileira, trabalhando noções básicas da língua, bem como aspectos da cultura mineira. O grupo de visitantes vivenciou, na prática, o feitio do pão de queijo tipicamente mineiro, além de conhecer um pouco sobre a cultura do queijo artesanal no Estado de Minas Gerais.
O Departamento de Artes e Humanidades partilhou com os estudantes vivências corporais que dialogavam tempo, espaço e movimento a partir dos saberes culturais presentes nas referências locais a partir das Danças Populares do Brasil, coordenadas pela profª Ananda Deva. Foram abordados o canto e a dança dos povos originários habitantes da Zona da Mata, O Congado e a ginga da Capoeira marcados ao ritmo de tambores, encerrando com vivência sobre os festejos Juninos. Para a realização desta partilha, a equipe teve o apoio do Coletivo Encruza e do Grupo Micorrizas, do Departamento de Artes e Humanidades, coordenados pela profª. Laura Pronsato, a presença de Dauá Puri e de Guilherme Menezes Comte, nos tambores.
Essa foi a segunda edição do programa de verão da TAMU na UFV. A primeira edição aconteceu em 2015, também com grande sucesso. A parceria deverá continuar, com planos para uma próxima edição no ano de 2019.
Professores e estudantes no primeiro dia das aulas.
Grupo TAMU em visita a Serra do Brigadeiro, junto com o Diretor de Relações Internacionais da UFV.
Professores e estudantes na oficina de Português e Cultura brasileira.