UFV realiza mini-conferência online sobre soja com parceiros chineses

15 de novembro de 2022

No dia 12/11/2022, foi realizada uma mini-conferência online sobre soja, reunindo palestrantes da Universidade Federal de Viçosa e representantes indicados pela Nanjing Agricultural University (NAU, China). As atividades ocorreram a partir de 8h no Brasil, sendo 19h na China. A conferência foi uma iniciativa do escritório internacional da NAU, gerenciado pela Professora Zhang Min, e na UFV a organização ficou a cargo da Diretoria de Relações Internacionais. Toda a comunicação foi realizada em língua inglesa.

As apresentações foram divididas em três seções. Em cada seção, um apresentador da UFV e um indicado pela NAU discorreram sobre um dos temas selecionados, todos relacionados à soja.

A primeira seção teve como tema “Sustainable Cultivation Technology of Soybeans”. O primeiro palestrante, representando a UFV, foi o professor Aluizio Borém, do Departamento de Agronomia, com apresentação intitulada “Breeding Technology for Soybean Sustainability”. Pelo lado chinês, o representante foi o Dr. Yu Deyue, que trabalha no National Center for Soybean Improvement, sediado na NAU.

A segunda seção teve como tema “Sustainable Supply Chain of Soybeans”. Pela UFV, o Professor Aziz Galvão, do Departamento de Economia Rural, fez uma apresentação intitulada “Sustainability of Soybean Production in Brazil”. O representante convidado pela NAU foi o Dr. Douglas de Castro, brasileiro que estava realizando trabalhos na China no momento junto à Lanzhou University, e cuja apresentação teve como título ‘The Soy National Interests Coupling between Brazil and China”.

A última seção permitiu reunir outros temas relevantes relacionados à soja. O Prof. Emerson Del Ponte, do Departamento de Fitopatologia, representou a UFV com a apresentação “Soybean Diseases: Status and Control of Asian soybean Rust”. A última palestra foi apresentada por representante do Dr. Qi Wentao, professor da Heilongjiang Normal University, com título “Soybeans Cultivation and Utilization Technology in Ancient China”.

Após as três seções definidas, os participantes realizaram discussões sobre os temas apresentados. Todas as atividades foram gravadas e estão sendo usadas pela NAU para pleitear junto ao governo chinês mais recursos para pesquisas sobre soja e especialmente incrementar a cooperação com a UFV. A NAU tem sido uma das parceiras chinesas com atuação mais intensa na cooperação com a UFV, e foi uma das instituições visitadas por delegações da UFV em setembro de 2019 e em dezembro de 2019.

Participaram também da conferência a Professora Zhang Min, organizadora junto à NAU, e o Diretor de Relações Internacionais da UFV, Prof. Vladimir Di Iorio, que auxiliou na organização junto à UFV. O Professor Luo Liang, do College of Humanities and Social Development da NAU, atuou como chairperson.

Foto 1 – todos os participantes

Foto 2 – Emerson Del Ponte: Soybean Diseases: Status and Control of Asian soybean Rust

Foto 3 – Yaping Pan: Soybeans Cultivation and Utilization Technology in Ancient China