UFV participa do Encontro de Coordenadores do Programa MARCA

20 de fevereiro de 2019

Entre os dias 10 e 16 de fevereiro, os professores Vladimir Di Iorio, Diretor de Relações Internacionais da UFV, e Leonardo Pimentel, coordenador do Curso de Agronomia, estiveram na Argentina realizando mobilidade docente pelo Programa MARCA-Mercosul.

O objetivo principal da mobilidade foi a participação no Encuentro de Coordinadores del MARCA que ocorreu na Universidad Nacional del Nordeste, em Corrientes. Nesse evento, os coordenadores de projetos da Rede Marca, oriundos de diversas universidades da Argentina, Brasil, Uruguai e Bolívia, puderam avaliar as atividades realizadas no ano de 2018 e elaborar planos para 2019.

Os professores Leonardo e Vladimir realizaram também reuniões individuais com instituições argentinas que já são parceiras da UFV, possibilitando o estreitamento de vínculos de cooperação, como a Universidad Nacional de Rio Cuarto, e reuniões para formalização de novas parcerias, com destaque para Universidade Nacional del Nordeste e Universidad Nacional de Lomas de Zamora, todas da Argentina.

Um ponto de destaque durante o Encontro de Coordenadores foi a sessão de depoimentos de estudantes da Universidad del Nordeste que realizaram intercâmbio pelo projeto MARCA. Dentre eles, os estudantes Leandro Chamorro e Mauro Gamarra estiveram na UFV. Esses estudantes teceram vários elogios à organização e instalações da nossa Universidade, e agradeceram a excelente recepção que tiveram pelo Projeto Embaixadores UFV.

Além do evento de coordenadores, os professores da UFV foram recebidos por instituições argentinas para discutir assuntos de cooperação acadêmica.

Ao visitar a Faculdade de Agronomia da Universidad de Buenos Aires (FAUBA), o Prof. Vladimir foi recebido pelo Secretário de Pesquisa e Pós Graduação e pela Diretora de Relações Internacionais. Foi apresentada a proposta da UFV para o programa CAPES-PRINT e foi discutido o estabelecimento de um acordo formal de cooperação entre a FAUBA e a UFV.

Já o Prof. Leonardo Pimentel foi recebido na Universidad Nacional de la Plata onde, além de participar de reunião para incrementar a mobilidade acadêmica, pôde conhecer o Instituto de Fisiologia Vegetal e a Estação Experimental.

Da esquerda para direita: Prof. Leonardo Pimentel, estudante Mauro Gamarra, Professora Angela Lopez (organizadora do Encontro de Coordenadores), estudante Leandro Chamorro e Prof. Vladimir Di Iorio