UFV participa de visita técnica nos Estados Unidos

5 de outubro de 2015


De 23 de setembro a 2 de outubro de 2015, o Diretor de Relações Internacionais da UFV, professor Vladimir Oliveira Di Iorio, participou de visitas técnicas a diversas instituições de ensino superior nos Estados Unidos. O programa, denominado “Infrastructure for 100K Strong in the Americas for Brazil”, foi uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil. Uma chamada para a participação foi lançada em junho de 2015, para selecionar representantes de 20 universidades brasileiras. Entre os critérios para a escolha dos participantes brasileiros,  a Embaixada se baseou na qualidade das experiências de colaboração acadêmica e nos números de intercâmbio estudantil com instituições dos Estados Unidos. A UFV foi uma das selecionadas, tendo todos os custos da viagem cobertos pelo Governo Americano.

A comitiva brasileira foi inicialmente dividida em 2 grupos. Um grupo iniciou as visitas pela Costa Oeste, e o outro pela Costa Leste. Na parte final do programa, os 2 grupos se reuniram para os encontros finais em Washington DC. O representante da UFV viajou com o grupo da Costa Oeste.

As primeiras visitas foram realizadas em Los Angeles, na University of California Los Angeles, University of Southern California, e West Los Angeles College. Em seguida, o grupo viajou para o estado do Arizona, onde visitou a Arizona State University em Phoenix, e a University of Arizona e o Pima Community College, em Tucson. Na sequência, os grupos se reuniram na Costa Leste para uma visita à Virginia Commonwealth University. No último dia do programa, as atividades transcorreram em Washington DC. No Departamento de Estado Americano, a delegação de universidades brasileiras foi recebida pela Agente de Programas do Bureau of Educational and Cultural Affairs, Jennifer Brown, e pela Coordenadora do Projeto 100k Strong in the Americas, Maggie Hug. Em seguida, o embaixador brasileiro em Washington, Luiz Alberto Figueiredo Machado, recebeu o grupo na sede da Embaixada Brasileira. Finalmente, a delegação assistiu palestras no IIE Summit on Generation Study Abroad.

Nas discussões com universidades e colleges americanos, os grupos de representantes brasileiros puderam conhecer um pouco mais sobre a realidade atual dos projetos de cooperação e intercâmbio estudantil com o Brasil. O grupo propôs medidas concretas para superar as barreiras detectadas e poder assim aumentar o fluxo de estudantes e pesquisadores entre os 2 países.

Representantes das 10 universidades brasileiras que viajaram à costa oeste dos EUA.

Representantes das 10 universidades brasileiras que viajaram à costa oeste dos EUA.

Recepção da delegação na Embaixada do Brasil em Washington.

Recepção da delegação na Embaixada do Brasil em Washington.

Participação no IIE Summit on Generation Study Abroad.

Participação no IIE Summit on Generation Study Abroad.