UFV participa de missão de universidades brasileiras na China

29 de maio de 2017


O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Viçosa, Professor Vladimir Oliveira Di Iorio, representou a UFV em uma missão na China, junto com uma delegação que envolveu outras 12 universidades brasileiras. A missão ocorreu de 2 a 13 de maio de 2017, visitando as cidades de Baoding, Shijiazhuang e Beijing.
A missão foi organizada pelo Instituto Confúcio da PUC-Rio e pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), consórcio do qual a UFV faz parte. Representando o Instituto Confúcio, a sua diretora Ana Qiao acompanhou o grupo em todas as atividades na China. O Instituto e a Universidade de Hebei custearam todas as despesas do representante da UFV e de mais alguns dos representantes brasileiros na China, incluindo hospedagem, refeições e transporte interno.
A intensa programação incluiu visitas a importantes universidades da Província de Hebei: Universidade de Hebei, Agricultural University of Hebei, Hebei Financial University, Hebei Normal University, North China Electric Power University, Universidade de Medicina Tradicional de Hebei. Incluiu ainda encontros com a Secretaria de Educação de Hebei, com o China Scholarship Council, com a direção do Hanban (órgão encarregado de difundir a língua e cultura chinesas) e com a Embaixada brasileira em Beijing. Foram realizadas também atividades culturais como visitas a museus, pontos históricos e turísticos, como a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida e a Grande Muralha.
Por meio da representante do GCUB na missão, Professora Rossana Valéria de Souza e Silva, Diretora Executiva do consórcio, foram assinados memorandos de entendimento entre o GCUB e 4 instituições de ensino superior visitadas. Adicionalmente, a UFV assinou um acordo geral de cooperação com a Hebei Normal University. Os objetivos mais imediatos desse acordo são estabelecer as bases para uma futura oferta de ensino de língua e cultura chinesa na UFV, e fomentar intercâmbio na área de futebol. A província de Hebei está investindo pesadamente na implantação de futebol em escolas, e a contribuição da UFV poderá ser relevante, uma vez que possui o mais bem estabelecido programa de treinamento de técnicos para esse esporte no Brasil. Ainda durante a realização da missão, representantes da Hebei Normal University realizaram, por e-mail, os primeiros contatos com o coordenador do Programa de Futebol da UFV, Professor Israel Teoldo.
A oferta de ensino de língua e cultura chinesa na UFV já há algum tempo fazia parte dos planos da Reitora da UFV, Professora Nilda de Fátima Ferreira Soares.  A Reitora entende que a possibilidade de oferecer à comunidade local uma maior facilidade para contato com a China poderá abrir importantes oportunidades, uma vez que é questão de tempo até que o país oriental se torne a primeira economia do mundo. Negociações serão conduzidas nos próximos meses no sentido de viabilizar essa oferta.
Foto da delegação brasileira
Professor Vladimir na sede do Hanban.
Mapa da área visitada, na China.