UFV participa de missão de universidades brasileiras na China
29 de maio de 2017
O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Viçosa, Professor Vladimir Oliveira Di Iorio, representou a UFV em uma missão na China, junto com uma delegação que envolveu outras 12 universidades brasileiras. A missão ocorreu de 2 a 13 de maio de 2017, visitando as cidades de Baoding, Shijiazhuang e Beijing.
A missão foi organizada pelo Instituto Confúcio da PUC-Rio e pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), consórcio do qual a UFV faz parte. Representando o Instituto Confúcio, a sua diretora Ana Qiao acompanhou o grupo em todas as atividades na China. O Instituto e a Universidade de Hebei custearam todas as despesas do representante da UFV e de mais alguns dos representantes brasileiros na China, incluindo hospedagem, refeições e transporte interno.
A intensa programação incluiu visitas a importantes universidades da Província de Hebei: Universidade de Hebei, Agricultural University of Hebei, Hebei Financial University, Hebei Normal University, North China Electric Power University, Universidade de Medicina Tradicional de Hebei. Incluiu ainda encontros com a Secretaria de Educação de Hebei, com o China Scholarship Council, com a direção do Hanban (órgão encarregado de difundir a língua e cultura chinesas) e com a Embaixada brasileira em Beijing. Foram realizadas também atividades culturais como visitas a museus, pontos históricos e turísticos, como a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida e a Grande Muralha.
Por meio da representante do GCUB na missão, Professora Rossana Valéria de Souza e Silva, Diretora Executiva do consórcio, foram assinados memorandos de entendimento entre o GCUB e 4 instituições de ensino superior visitadas. Adicionalmente, a UFV assinou um acordo geral de cooperação com a Hebei Normal University. Os objetivos mais imediatos desse acordo são estabelecer as bases para uma futura oferta de ensino de língua e cultura chinesa na UFV, e fomentar intercâmbio na área de futebol. A província de Hebei está investindo pesadamente na implantação de futebol em escolas, e a contribuição da UFV poderá ser relevante, uma vez que possui o mais bem estabelecido programa de treinamento de técnicos para esse esporte no Brasil. Ainda durante a realização da missão, representantes da Hebei Normal University realizaram, por e-mail, os primeiros contatos com o coordenador do Programa de Futebol da UFV, Professor Israel Teoldo.
A oferta de ensino de língua e cultura chinesa na UFV já há algum tempo fazia parte dos planos da Reitora da UFV, Professora Nilda de Fátima Ferreira Soares. A Reitora entende que a possibilidade de oferecer à comunidade local uma maior facilidade para contato com a China poderá abrir importantes oportunidades, uma vez que é questão de tempo até que o país oriental se torne a primeira economia do mundo. Negociações serão conduzidas nos próximos meses no sentido de viabilizar essa oferta.