Resultados para a Internacionalização da UFV em 2022

6 de janeiro de 2023

Em 2022, a UFV continuou a realizar esforços no sentido de incrementar sua internacionalização. No presente texto, destacamos duas importantes ações:

• oferta de disciplinas em língua estrangeira, especialmente em Inglês;
  • aumento do número de matrículas de estrangeiros.

Desde 2020, a UFV tem oferecido um número maior de disciplinas em Língua Inglesa especialmente em formato online e em nível de pós-graduação. Foram 15 disciplinas no segundo semestre de 2020, e 42 disciplinas nos dois semestres de 2021. Em 2022, a oferta foi de 26 disciplinas online em Inglês, sendo 12 no primeiro semestre e 14 no segundo semestre. Informações detalhadas sobre essas ofertas podem ser obtidas no site da DRI

O principal fator que levou a UFV a aumentar essas ofertas de disciplinas em Inglês a partir de 2020 foi a admissão de um grande grupo de nigerianos para cursos de mestrado na Universidade em uma cooperação estabelecida com a organização pan-africana FARA (Forum for Agricultural Research in Africa). As aulas foram ministradas em modalidade online por causa da pandemia de COVID-19, que impediu a realização de atividades presenciais. A oferta remota abriu mais oportunidades para a participação de outros estrangeiros na Universidade, aproveitando a facilidade da mobilidade virtual. Em 2022, o CTP (Conselho Técnico de Pós-Graduação) da UFV aprovou sugestão da DRI para continuar oferta de disciplinas online em Inglês mesmo após o relaxamento das restrições impostas pela pandemia e o retorno das atividades presenciais, permitindo assim manter o alto engajamento de estrangeiros nessas disciplinas.

O número de estrangeiros que participaram de atividades na UFV no ano de 2022 atingiu um total de 470, divididos nas categorias abaixo:

A categoria “mobilidade acadêmica” está relacionada com estudantes que têm matrícula em alguma instituição de ensino superior e realizam matrícula na UFV para um período de intercâmbio, presencial ou virtual. A categoria “não vinculados” está relacionada com indivíduos que não estão ligados a nenhuma instituição de ensino superior e se matriculam em disciplinas isoladas oferecidas na UFV, presencial ou virtualmente.

Em 2022, o país com mais representantes entre os estrangeiros na UFV foi a Nigéria, com 116. O país com o segundo maior contingente foi a Colômbia, com 82. Em seguida, os seguintes países foram registrados como tendo pelo menos 10 matriculados na UFV: Uganda com 25; Peru com 22; Etiópia e Moçambique com 21; Guiné Bissau com 15; Nova Zelândia com 11.

Foram registradas 65 nacionalidades: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Bahamas, Belize, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Chile, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, Costa Rica, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, França, Gabão, Gâmbia, Gana, Guatemala, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Haiti, Holanda, Honduras, Índia, Irã, Itália, Japão, Lesoto, Luxemburgo, Malawi, Mali, México, Moçambique, Nicarágua, Níger, Nigéria, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Síria, Sri Lanka, Tanzânia, Togo, Turquia, Ucrânia, Uganda, Venezuela, Zâmbia, Zimbábue.