Resultado da Seleção Erasmus Ceia3

27 de novembro de 2015


Comissão de Seleção da DRI, composta pelos professores Ana Íris Mendes Coelho, Departamento de Nutrição; Andressa Carmo Pena Martinez, Departamento de Arquitetura e Urbanismo; Ann H. Mounteer, Departamento de Engenharia Civil; Eveline Mantovani Alvarenga, Departamento de Fitotecnia; Ernane Correa Rabelo, Departamento de Comunicação Social; Juliana Lopes Rangel Fietto, Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular; e Leonardus Vergutz, Departamento de Solos, reuniu, nesta semana, para deliberar sobre a indicação de estudantes e pessoal para bolsas do Erasmus Ceia3.

O edital, publicado pela Comunidade Europeia, exigia que os estudantes de graduação tivessem cursado um ano na UFV e, preferencialmente, comprovassem vulnerabilidade e nível de espanhol básico (B1). Sendo assim, a comissão deliberou os seguintes critérios adicionais: cada Centro de Ciências da UFV indicou um candidato dentre aqueles inscritos entre seus cursos. Das quatro vagas ofertadas para graduação, uma vaga foi do CCH, uma do CCB, uma do CCA e uma do CCE; levando-se em consideração o excelente desempenho acadêmico comprovado por histórico escolar (considerando o índice obtido pela divisão do coeficiente acumulado do estudante pelo coeficiente de rendimento médio do curso e o número de reprovações); comprovação de conhecimento básico de espanhol por meio de certificado; e o fato de não haver realizado nenhum intercâmbio no exterior com bolsa.

Classificaram-se os seguintes candidatos, sendo os primeiros colocados de cada centro os indicados à vaga e os demais considerados suplentes:

CCA:
Thaynara Lopes dos Reis, do curso de Engenharia Florestal;
2º Natália Rosa de Oliveira, do curso de Agronomia.

CCB:
Consolação Naiara de Jesus Lima, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Adam Christian Sobreira de Alencar Widmer, do curso de Medicina Veterinária.

CCE: 1º Daniel Tinoco Campos Neto, do curso de Engenharia Química.

CCH:
Laís Gibaile Benício, do curso de Ciências Econômicas;
Helbert Ferreira Soares, do curso de Agronegócio.

O edital exigia que os estudantes de doutorado apresentassem, no ato da inscrição, comprovação de contato prévio com pesquisador ou grupo de pesquisa em uma das universidades participantes. Ademais, a Comissão considerou o desempenho acadêmico comprovado por histórico escolar, classificando os candidatos às duas vagas na seguinte ordem:

Cristiane Eliza Motta Duarte, do doutorado em Biologia Celular;
Lina Rosa Carazo Bustamante, do doutorado em Medicina Veterinária;
Carmelita Zacchi Scolforo, do doutorado em, Ciência e Tecnologia de Alimentos;
Jacqueline Valle de Bairros, do doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Em relação às duas vagas disponibilizadas para pessoal docente, foram sorteados os nomes dos Professores Herly Carlos Teixeira Dias e Claudio Mudadu Silva, do Departamento de Engenharia Florestal.

Em relação à única vaga destinada a pessoal não-docente (servidor técnico-administrativo), o edital da Comunidade Europeia exigiu apenas o contato prévio com uma das Universidades de destino, sendo a comprovação de nível básico de espanhol e carta de motivação os critérios estabelecidos pela UFV. Havendo apenas uma inscrição, a Comissão verificou se a candidata atendia aos requisitos e homologou a indicação da servidora Claudia Gomes de Castro, lotada na Diretoria de Relações Internacionais.