Representantes da UFV realizam missão na Nigéria

4 de março de 2022

Os professores Murilo Zerbini, Assessor Especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e Vladimir Di Iorio, Diretor de Relações Internacionais, realizaram uma missão na Nigéria no período de 20 a 28 de fevereiro deste ano de 2022. Os professores viajaram a convite da organização pan-africana FARA (Forum for Agricultural Research in Africa), que assumiu todos os custos envolvidos. O principal objetivo da missão foi participar do Primeiro Workshop do programa ARIFA (Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa). A UFV se tornou protagonista do ARIFA quando assinou acordo com o FARA em 2019 e iniciou admissão de nigerianos para cursos de mestrado em 2020. Os professores Murilo e Vladimir são os representantes oficiais da UFV no comitê gestor que foi constituído para gerenciar a cooperação com o FARA e o TETFUND (Tertiary Trust Fund), fundo financiador do ensino superior da Nigéria que se juntou à iniciativa em 2020.

Na primeira parte da missão, os professores da UFV participaram do lançamento de uma plataforma para promoção de inovação em universidades nigerianas denominada OPOLO. No dia 21/02, o evento de lançamento da plataforma contou com palestras e discussões na Obafemi Awolowo University, na cidade de Ile-Ife. O Professor Murilo participou como palestrante convidado, apresentando o sucesso da experiência brasileira de investimento em pesquisa agrícola, destacando que esse foi um fator preponderante para permitir que o país saísse de uma posição de importador para grande exportador de alimentos em um curto período de tempo. No dia 22/02, evento similar foi realizado na Osun State University, na cidade Osogbo. Os professores Vladimir e Murilo apresentaram palestras sobre a pós-graduação e inovação na UFV, e interagiram com professores e estudantes da universidade.

No dia 23/02, os professores Murilo e Vladimir visitaram a sede do TETFund na cidade de Abuja, capital da Nigéria, junto com os parceiros do FARA. Foram recebidos pelo secretário executivo do órgão, Prof. Suleiman Elias Bogoro. O Prof. Bogoro foi informado sobre os progressos na admissão de professores das universidades nigerianas como estudantes de mestrado na UFV e também em outras instituições do Brasil, em ação coordenada pela UFV: UFG, UFLA, UNESP, UFOP e UNIFEI. Ele indicou a disposição do órgão para estender o financiamento da iniciativa para os próximos anos. A repercussão após a visita à sede do TETFund foi tão positiva que os professores da UFV, junto com os parceiros do FARA e TETFund, foram recebidos em uma audiência no Ministério da Agricultura da Nigéria. O ministro foi informado sobre a cooperação com o Brasil e em especial o papel de protagonista da UFV na oferta de qualificação para os nigerianos.

Nos dias 24 e 25/02, os professores Murilo e Vladimir participaram do Primeiro Workshop do ARIFA, também na cidade de Abuja. Além dos representantes do FARA e TETFund, o workshop contou também com a participação dos coordenadores nomeados para gerenciar os 6 centros de excelência e inovação financiados pelo TETFund dentro do programa ARIFA: University of Lagos; University of Jos; Abubakar Tafawa Balewa University, Bauchi; Michael Okpara University of Agriculture, Umudike; University of Benin; University of Maiduguri. Foi um momento especial para avaliar a evolução do processo de admissão dos nigerianos em instituições brasileiras, para discutir formas de equacionar problemas de financiamento, e para planejar os próximos passos da iniciativa.

Em 28/02, último dia da missão na Nigéria, os professores Murilo e Vladimir visitaram a University of Lagos – UNILAG, na cidade de Lagos.Foram recebidos em duas audiências pelo atual reitor e pela próxima reitora indicada para a universidade, em uma transição que deverá acontecer em breve. Ambos indicaram estar totalmente a par das atividades do ARIFA e em especial sobre os mais de 10 professores da própria universidade que foram admitidos em cursos de mestrado na UFV. Os administradores da UNILAG prometeram envidar esforços para equacionar imediatamente os problemas de financiamento desse grupo, possibilitando sua transferência em breve para o Brasil e conclusão do seu treinamento presencialmente na UFV. Um encontro com alguns desses professores foi a última atividade da missão na Nigéria.