Reitor da UFV é recebido na Agência Brasileira de Cooperação

10 de julho de 2019

No dia 9 de julho de 2019, o Reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prof. Demetrius David da Silva, foi recebido na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em Brasília, pelo Embaixador Demétrio Bueno Carvalho, Diretor Adjunto da Agência. O tema da visita foi a cooperação entre a UFV e a Etiópia na área de café.

Participaram também da reunião o Diretor de Relações Internacionais da UFV, Prof. Vladimir Oliveira Di Iorio, o Coordenador Geral de Cooperação Técnica da ABC para a África, Ásia e Oceania (CGAA), Nelci Peres Caixeta, e os deputados federais Rodrigo de Castro (Minas Gerais) e Evair de Melo (Espírito Santo). O deputado Rodrigo de Castro auxiliou nos contatos para organização da reunião e o deputado Evair de Melo contribuiu com seus conhecimentos na área cafeeira.

O café é comumente citado como sendo a segunda maior commodity na economia mundial, suplantada apenas pelo petróleo, e tem no Brasil o seu maior produtor mundial (cerca de 1/3 do total mundial). As exportações de café renderam ao Brasil mais de 5 bilhões de dólares em 2018.

O café (Coffea arabica) é originário de florestas tropicais de altitude na Etiópia e países vizinhos. Nessas áreas, restam apenas fragmentos de florestas sob intensa pressão, onde o cafeeiro ocorre de forma selvagem e com alta diversidade. Essa diversidade genética que ainda existe na natureza é de enorme relevância estratégica para o futuro da cultura, facilitando o desenvolvimento de soluções para problemas como a ferrugem. Neste momento, o Brasil pode ter posição de destaque no aproveitamento dessa herança genética e na aplicação da pesquisa para melhoria do café. Durante a reunião no dia 9, o Reitor da UFV ressaltou algumas vantagens estratégicas da UFV para ajudar o Brasil a alcançar esses objetivos: destaque mundial no estudo da genética e doenças de plantas; visitas pioneiras de pesquisadores da Universidade à Etiópia nos últimos anos; treinamento de pós-graduação recentemente oferecido a cientistas etíopes que agora ocupam posições de decisão em seu país.

O Diretor Adjunto da ABC mostrou-se enfaticamente favorável à realização imediata de ações para incrementar a cooperação do Brasil com a Etiópia na área de café. Uma missão de prospecção poderá ser realizada na Etiópia ainda neste ano de 2019, organizada pela ABC e com a participação de pesquisadores da UFV. Projetos de cooperação deverão ser formalmente propostos pela ABC após essa missão.

Veja abaixo um registro do encontro.

Nelci Caixeta (CGAA-ABC), Evair de Melo (deputado federal), Demétrio Carvalho (Diretor Adjunto-ABC), Rodrigo de Castro (deputado federal), Demetrius da Silva (Reitor da UFV), Vladimir Di Iorio (Diretor Internacional-UFV).