Oferta de disciplina em Inglês na graduação do campus de Viçosa

2 de março de 2015

O Departamento de Informática irá oferecer uma turma ministrada em língua Inglesa da disciplina INF100 – Introdução à Programação, no primeiro semestre de 2015. O objetivo é permitir aos estudantes um contato com um ambiente em Inglês durante as aulas teóricas e práticas, preparando-os para futuras experiências no exterior, incluindo intercâmbios acadêmicos. Esta é a segunda vez que a disciplina INF100 é oferecida em Inglês.

As aulas serão ministradas exclusivamente em Inglês. Da parte dos estudantes, a comunicação em Inglês é incentivada, mas dúvidas poderão ser expressas em português durante as aulas, sendo respondidas pelo professor em Inglês. Essa dinâmica deverá funcionar para as aulas teóricas e práticas. Quanto às provas, as questões serão apresentadas em Inglês, mas isso não deverá trazer muita dificuldade porque as formulações das questões consistem em textos curtos e muito simples. E a língua usada nas respostas para as provas tem pouca importância, pois as questões envolvem predominantemente construção de programas.

Qualquer estudante pode se matricular na turma em Inglês. Se já estiver matriculado na disciplina INF100, pode migrar de uma turma em Português para a turma em Inglês. Para sinalizar interesse, os estudantes devem comparecer à Diretoria de Relações Internacionais, na sala 103 do Edifício Arthur Bernardes, e assinar a lista de adesão. A matrícula será realizada automaticamente, caso não haja conflitos de horários. São disponibilizadas 20 vagas, limitadas pelo número de computadores das salas de aulas práticas. As vagas serão preenchidas por ordem de adesão.

Os horários para a turma em inglês foram determinados de modo a permitir que um número maior de estudantes possam se matricular sem ter problemas de conflitos. Para isso, foram analisados os horários dos cursos que têm a disciplina como obrigatória no primeiro semestre. Os horários já podem ser visualizados no site do Registro Escolar:
·
Aula teórica: sexta-feira às 10h (turma T8, PVA162)
·
Aula prática: terça-feira às 10h (turma P22, laboratórios de informática da CEF – sala a definir)

ATENÇÃO: Não haverá atividades da turma em Inglês na primeira semana de aulas. Nesse período, o professor irá visitar aulas de outras turmas teóricas de INF100 e aulas de disciplinas introdutórias dos cursos envolvidos, divulgando a iniciativa. As primeiras aulas em Inglês acontecerão a partir de 10 de março.

Para ter mais esclarecimentos, escrevam para dri@ufv.br
Vladimir Oliveira Di Iorio
Diretor de Relações Internacionais