O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Missões internacionais realizadas no segundo semestre de 2022

14 de dezembro de 2022


No segundo semestre de 2022, foram realizadas três missões internacionais organizadas em conjunto pela PPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) e pela DRI (Diretoria de Relações Internacionais), entre os meses de setembro e dezembro. As missões tiveram como destino a Espanha, a França e a Itália.

ESPANHA – SETEMBRO/2022

A primeira missão aconteceu entre 10 a 19 de setembro de 2022 e a delegação da UFV foi composta por 6 membros: Prof. Raul Narciso C. Guedes (PPG),  Prof. Vladimir Di Iorio (DRI),  Profª. Karla Damiano Teixeira (PPG da Economia Doméstica e Assessora da PPG), Profª. Adriana da Silva (PPG Letras), Profª. Emily Reis (PPG Medicina Veterinária) e  Profª. Hermínia Martinez (PPG Fitotecnia).

Um dos objetivos principais da missão foi participar do evento presencial do consórcio UNITA de universidades europeias como membro do grupo Geminae de universidades associadas com objetivo de integração à iniciativa e prospecção de oportunidades de interação. O evento aconteceu em Barcelona no dia 12 de setembro, e a delegação da UFV aproveitou a viagem para também visitar instituições parceiras do consórcio e outras localizadas na Espanha que guardam interação com a UFV.

Na manhã do dia 12 de setembro, foi viabilizada uma reunião com a comitiva da Universidade de Turim (UNITO), quando foram exploradas possibilidades iniciais de interação interinstitucional principalmente a nível de pós-graduação. As discussões tiveram especial ênfase no programa de Medicina Veterinária, representado na reunião pela Prof. Emily Reis. Foi planejada uma visita posterior à UNITO, que acabou acontecendo pouco mais de 2 meses depois. A reunião do consórcio UNITA aconteceu na tarde do mesmo dia 12. Foram discutidas iniciativas de micro-certificações, aprendizagem híbrida (BIPs), multilinguismo, cursos internacionais virtuais ofertados em colaboração (COIL), mobilidade presencial, rural e virtual. Contatos adicionais e programações de visitas foram também acordadas com as universidades francesas Savoie Mont Blanc (USMB), que acabou acontecendo cerca de 1 mês depois, e Pau et des Pays de L’Adour (UPPA). No mesmo dia, a Profª. Herminia Martinez participou de reuniões com pesquisadores da Universidade Autónoma de Barcelona e discutiu alternativas de colaboração com o PPGFIT-UFV. No dia 13, as professoras Karla Damiano e Adriana da Silva continuaram em Barcelona, quando se reuniram com representantes da Universidade Pompeu Fabra e depois seguiram para Lleida, para se encontrar com o resto da delegação da UFV no próximo destino da agenda.

No dia 13 de setembro, a representação da UFV visitou a Universidade de Lleida (UdL), sendo inicialmente recebida pelo vice-reitor e pelo coordenador de internacionalização, discutindo aspectos da longa colaboração entre as duas universidades. Foram visitadas as instalações de Agricultura de Precisão, Ciência de Alimentos, da Escola de Medicina Veterinária da Instituição. A visita foi finalizada no período da tarde com uma recepção e coquetel, junto com representantes de outras universidades parceiras da UdL. Nesse mesmo dia, a Prof. Herminia Martinez (PPGFIT) visitou o Institute of Agrifood Research and Technology (IRTA).

Nos dias 14 e 15 de setembro, a delegação da UFV visitou a Universidade de Zaragoza (UNIZAR). As primeiras reuniões no dia 14 incluíram discussão de temas relacionados com o consórcio UNITA: mobilidade virtual, mobilidade rural e iniciativas internacionais de aprendizagem híbrida (BIPs). Em seguida, representantes da UFV assistiram apresentação sobre o planejamento de internacionalização da Universidade de Zaragoza. Após o almoço, representantes da UFV participaram de reunião sobre multilinguismo e intercompreensão, e reunião com  representantes dos hubs de pesquisa da UNITA em Zaragoza: Herança Cultural e Economia Circular. Ainda no dia 14, a Profª. Herminia Martinez visitou o Centro de Investigación y Tecnología Agroalimentaria de Aragon (CITA), e a Estación Experimental de Aula-Dei (EEAD), enquanto a Profª. Emily Reis visitou o Instituto Agroalimentario de Aragón, onde prospectou oportunidades de colaboração para os programas de pós-graduação da UFV em Medicina Veterinária, Zootecnica, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Ciência da Nutrição. No dia 15, a delegação da UFV participou de reunião com a subdiretora da Escuela de Doctorado da Universidade de Zaragoza, discutindo temas de cooperação com a UFV envolvendo pós-graduação, incluindo possibilidades de duplo diploma. Na sequência, os Profs. Raul Guedes e Vladimir Di Iorio realizaram visita ao IA2 (Instituto Agroalimentario de Aragón). As professoras Karla Damiano e Adriana da Silva tiveram reunião com coordenador do Mestrado em Sociologia e Políticas Públicas e Sociais da UNIZAR, identificando possibilidades de colaborações entre pesquisadores da UFV e da UNIZAR.

A última cidade visita pela delegação da UFV foi Pamplona. As professoras Herminia Martinez e Emily Reis iniciaram visita à Universidade Pública de Navarra (UPNA) ainda na tarde do dia 15/09, realizando encontros com possíveis parceiros nas áreas de Fisiologia Vegetal e no CIMA – Centro de Investigacion Médica Aplicada da Universidade de Navarra. Os demais membros da delegação da UFV iniciaram atividades em Pamplona no dia 16/09, organizadas pelo Vice-Reitor de Internacionalização e Cooperação da UPNA. Foram apresentados dados sobre a UPNA e discutidas oportunidades de cooperação com a UFV, aproveitando ainda do fato de que a UPNA acabava de ser convidada a participar do consórcio UNITA como instituição associada. Em seguida os representantes da UFV se dividiram para realizar visitas de prospecção em áreas específicas como Ciência da Computação, Tecnologia de Alimentos e Ciência Animal, além áreas relacionadas com as atividades da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e Educacionais da UPNA.

A delegação da UFV iniciou viagem a Barcelona na noite do dia 16/09, para voo de retorno ao Brasil que partiu na manhã do dia 18. Desdobramentos positivos da missão já aconteceram quase que imediatamente, com participação de convidados das instituições espanholas visitadas no SIA 2022 em formato remoto, formação de novos grupos de cooperação e visitas aos parceiros na França e Itália, nos meses seguintes.

 

FRANÇA – OUTUBRO/2022

Representantes da UFV realizaram uma missão na França no período de 9 a 6 de outubro de 2022. O principal objetivo foi representar a UFV no evento “International Week” promovido pela Université Savoie Mont Blanc, com participação da servidora Elisa Müller e do Prof. Vladimir Di Iorio, membros da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV. Aproveitando a viagem à França, o Prof. Vladimir Di Iorio acompanhou o Prof. Antônio Fernandes (DTA) em uma visita à Université de Lille, realizando contatos com responsáveis pelo Laboratório Internacional Associado (LAI), gerenciado em conjunto pela Université de Lille e UFV.

Chegando em Paris no dia 10/10, a delegação da UFV se dividiu em dois grupos. Elisa Müller iniciou viagem de trem para a cidade de Annecy, uma das sedes da Université Savoie Mont Blanc (USBM), enquanto que os professores Antônio Fernandes e Vladimir Di Iorio viajaram para Lille.

No dia 11/10, em Lille, as atividades iniciaram com discussões com um dos líderes do LAI na Université de Lille, Djamel Drider, sobre os progressos da cooperação. A UFV foi representada pelo Prof. Antônio Fernandes, que é um dos líderes do Laboratório na UFV. Ambos avaliaram que os resultados alcançados até o momento são muito positivos e as condições apresentadas indicam que é possível ser muito otimista para a continuação do projeto. O Professor Vladimir mais tarde realizou encontro com a diretora internacional da Université de Lille, Kathleen O´Connor, discutindo proposta para incremento do acordo geral entre as universidades. Em seguida, discussão de proposta para mobilidade discente com a direção da Polytech Lille e almoço com representantes de diversas áreas da universidade francesa, para acertar detalhes do acordo de cooperação. Finalmente, o Prof. Vladimir discutiu possibilidade de ações de mobilidade com a diretoria do INSPE-Lille (Instituto Nacional Superior de Professores e Educação). Nesse mesmo dia 11/10, Elisa Muller realizou reuniões com representantes da USMB em Annecy, incluindo a Escola de Engenharia, o Instituto de Tecnologia e o Instituto de Business e Administração. Elisa procurou conhecer o funcionamento desses órgãos na USMB e o seu papel nas possíveis ações de cooperação com a UFV.

No dia 12/10, Vladimir e Elisa iniciaram participação na International Week da USMB, no campus da cidade de Annecy. Nesse evento, instituições parceiras apresentam suas oportunidades para mobilidade aos discentes e docentes da USMB. Uma das metas é aumentar significativamente a mobilidade, especialmente entre as universidades do consórcio UNITA, do qual a USMB é uma das fundadoras e a UFV é associada por meio do projeto Geminae. Os representantes da UFV puderam interagir com os interessados da USMB e também com representantes das outras instituições participantes do evento, provenientes de Portugal, Espanha, Itália, Romênia e Canadá. Na parte da tarde, todos participaram de um workshop sobre Blended Intensive Programs (BIP). À noite, Vladimir e Elisa discutiram em um jantar com representantes da Polytech da USMB sobre possibilidades para incrementar a mobilidade entre a UFV e a Polytech. Da parte da UFV, foi indicada proposta de enviar à USMB uma compilação de oportunidades de estágio na UFV para estudantes do parceiro francês.

No dia 13/10, Vladimir e Elisa participaram do segundo dia da International Week da USMB, desta vez no campus de Jacob-Bellecombette, próximo à cidade de Chambéry. De forma análoga ao primeiro dia, foi montado um estande para a UFV e foram recebidos estudantes e professores da USMB, que receberam dos representantes da UFV informações sobre mobilidade. Na parte da tarde, foi realizado workshop sobre valorização de habilidades internacionais – “credenciais digitais”.

No dia 14/10 aconteceu a terceira e última etapa da International Week da USMB, desta vez no campus de Bourget, em Bourget-du-Lac. Novamente, foram apresentadas oportunidades de mobilidade na UFV, para estudantes e professores da USMB. À noite, Elisa participou da festa de boas-vindas da USMB, oferecida aos estudantes internacionais.

O Prof. Vladimir iniciou viagem de retorno ao Brasil no dia 15/10. Nesse dia, Elisa Muller participou de mais uma atividade de integração com os representantes da USMB e parceiros da universidade, incluindo visita a Chamonix.

Espera-se que a divulgação da UFV no evento da USMB possa estimular um crescimento do fluxo de visitantes franceses à nossa universidade nos próximos anos. A equipe da DRI se comprometeu a organizar e divulgar informações mais detalhadas de oportunidades de estágio para os franceses dentro da UFV, especialmente em laboratórios de pesquisa, mas também em empresas de alta tecnologia ligadas ao CENTEV.

ITÁLIA – NOVEMBRO-DEZEMBRO/2022

Uma delegação da UFV visitou instituições na Itália, em uma missão no período de 26 de novembro a 4 de dezembro de 2022. O planejamento de viagem foi feito através de esforços da PPG e DRI em contatos prévios com os escritórios internacionais das instituições parceiras na Itália e grupos de pesquisa de áreas representativas de interesse de programas de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa. O esforço foi fundamentado nas necessidades do Projeto de Internacionalização da UFV (PrInt UFV), mas buscou envolver também programas de pós-graduação não contemplados no PrInt que mostraram interesse e condições de participação. Assim, além da representação institucional, docentes de vários programas de pós-graduação também participaram da missão: Raul Guedes (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Vladimir Di Iorio (Diretor de Relações Internacionais), Amanda Silvatti (DES), Ana Azevedo (DAD), Antônio Fernandes (DTA), Hewlley Imbuzeiro (DEA), Luís Nero (DVT), Natália Fontes (DLA) e Pedro Schwartsburd (DBV).

Os pontos iniciais para o planejamento foram a Universidade de Catânia, com a qual a UFV já havia assinado acordo para um programa de doutoramento conjunto, e a Universidade de Torino, que havia convidado a UFV para ser membro do consórcio UNITA. Outras instituições parceiras na Itália foram sendo contactadas, de forma a construir uma agenda para visitas em 5 dias seguidos.

A maior parte da delegação da UFV partiu do Brasil em um voo no dia 26/11, chegando à Itália no dia 27/11 em Roma, e seguindo imediatamente em outro voo para a cidade de Catânia. Ainda no dia 27, os professores Raul Guedes e Vladimir Di Iorio realizaram reunião informal com os professores Lucia Zappalà e Antonio Biondi (Universidade da Catânia), com participação da Profª. Maria Augusta Siqueira, que estava terminando período sabático na Universidade de Catânia. Os professores Luís Nero e Antônio Fernandes de Carvalho realizaram reunião informal com as professoras Cinzia Caggia e Cinzia Randazzo, que haviam visitado a UFV algumas semanas antes.

No dia 28/11, a delegação da UFV realizou atividades na Universidade de Catânia, sendo inicialmente recebidos pelo Reitor Prof. Francisco Priolo e a Vice-Reitora Prof. Francesca Longo, em reunião com os professores Lucia Zappalà (Diretora Internacional) e Antonio Biondi (coordenador do Programa de Doutorado em Ciências Agrárias, Alimentares e Ambientais). A UFV e a Universidade de Catânia (UniCat) já haviam anteriormente assinado acordo cooperação prevendo possibilidade de dupla-titulação em 2020. Em 2022, assinaram acordo específico para co-tutela em um programa de doutorado internacional conjunto em Ciências Agrícolas, Alimentares e Ambientais, envolvendo o Departamento de Agricultura, Alimentos e Meio Ambiente da Universidade de Catânia. Na reunião com o Reitor Priolo, aspectos relacionados a esse acordo foram discutidos, mas o Reitor enfatizou que Catânia está aberta a uma extensão imediata da cooperação com a UFV para outras áreas de conhecimento, incluindo promoção de mobilidade de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e servidores. O Reitor agraciou a UFV com uma Medalha com o selo institucional da Universidade de Catânia. Após essa reunião, os membros da delegação da UFV se dividiram em grupos e fizeram visitas a setores específicos da Universidade de Catânia.

Matéria publicada na Universidade de Catânia sobre a visita da UFV: https://www.bollettino.unict.it/articoli/si-amplia-la-collaborazione-con-l%E2%80%99universit%C3%A0-federal-de-vi%C3%A7osa-brasile

No dia 29/11, os professores Luis Nero e Antonio Fernandes continuaram realizando atividades em Catânia, onde permaneceram até o dia 01/12/2022. Eles exploraram oportunidades adicionais para o programa de dupla-titulação entre a UFV e a Universidade de Catânia e visitaram o Hospital Veterinário da Universidade de Messina. Os professores Vladimir Di Iorio, Amanda Silvatti e Hewlley Imbuzeiro visitaram a Università Campus Biomedico (UCBM), em Roma. onde discutiram possibilidades de intercâmbio de estudantes e co-tutela com dupla diplomação para doutorado. Os professores Natália Fontes, Ana Azevedo e Raul Guedes dirigiram-se à Bolonha para reuniões com representantes da Universidade de Bolonha (UniBo) nas áreas de Literatura, no campus de Forli, e de Administração, no Dipartimento di Scienze Aziendali, no centro de Bolonha. Foram discutidas convergências de interesse e possibilidades de interação com envolvimento de estudantes e docentes dessas áreas, inclusive com possibilidade de dupla-titulação. O Prof. Pedro Schwartsburd viajou para Florença onde realizou reunião com professores ligados ao Museu de História Natural da Universidade de Florença (UNIFI), com quem planeja desenvolvimento de projeto científico em conjunto.

No dia 30/11, os professores Raul Guedes, Vladimir Di Iorio, Amanda Silvatti, Hewlley Imbuzeiro e Pedro Schwartsburd dirigiram-se à Universidade de Florença (UNIFI) para reuniões institucionais e visitas setoriais. O Prof. Pedro Schwartsburd já estava em Florença desde o dia 29. Foi realizada reunião com a Prof. Giorgia Giovannetti, Delegada da Reitoria da UNIFI de Relações Internacionais e Acordos Multilaterais, com o Prof. Matteo Barbari, do Departamento de Agricultura, Alimentos, Ambiente e Florestas, que foi o interlocutor principal viabilizando a visita e reunião, e representantes das áreas Biológica, e Biomédica dessa instituição. As oportunidades existentes foram discutidas e mapeadas para interações futuras, com possibilidades de mobilidade, intercâmbio e dupla-titulação. As professoras Ana Azevedo e Natália Fontes dirigiram-se a Milão e fizeram contato com Professores da Università degli Studi di Milano (UNIMI).

No dia 01/12, os professores Raul Guedes e Vladimir Di Iorio dirigiram-se a Reggio Emilia para encontro com representantes da Universidade de Modena e Reggio Emilia (UNIMORE). Foram realizadas reuniões com representantes do DISMI (Dipartimento di Scienze e Metodi dell’Ingegneria), com quem a UFV já tem acordo de doutorado com dupla-titulação e com a coordenadora do Laboratório de Entomologia Aplicada na UNIMORE, Profª Lara Maistrello. O Prof. Manuel Iori, do DISMI, ainda propôs estabelecimento de dupla titulação com a UFV envolvendo um novo programa de mestrado na UNIMORE, cuja primeira turma iniciou aulas neste ano de 2022.

A prof. Amanda Silvatti dirigiu-se a Milão para reuniões com o Prof. Luca Mainardi da POLIMI do  Department of Electronics, Information and Bioengineering e posteriormente, com o Prof. Matteo Zago do Department of Biomedical Sciences for Health Università degli Studi di Milano. Tais contatos, tiveram a finalidade de realizar um acordo entre UFV e os respectivos departamentos.

A Prof. Natália Fontes se reuniu com diversos professores da Università degli Studi di Milano (UNIMI), na área das Humanidades, sobre possíveis colaborações. Foram discutidas possibilidades de co-orientação e futuro estabelecimento de duplo grau com programas da UFV, organização de seminários e disciplinas em parceria com professores da pós-graduação do DLA/UFV.

A Prof. Ana Azevedo realizou reunião com representante da Facoltà di Scienze Politiche, Economiche e Sociali, da Università degli Studi di Milano. Foi proposta a implementação de um acordo formal entre os departamentos de Management/Administração das respectivas universidades, abertura para receber estudantes e pesquisadores visitantes.

A professora Hewlley Imbuzeiro realizou reunião com o CEO da AEQUILIBRIA e o diretor do Carbon Footprint Italia na cidade de Veneza. Hewlley apresentou as pesquisas realizadas na UFV e foram discutidas as sinergias entre os trabalhos realizados, com fortes perspectivas de parcerias de convênios de cooperação técnica, prestação de serviços e palestras.

O prof. Pedro Schwartsburd realizou estudo e coleta de dados científicos em herbários em Florença. As atividades são relacionadas a projeto de pesquisa próprio e de duas teses de doutorado por ele orientadas.

No dia 02/12, os professores Raul Guedes, Vladimir Di Iorio, Ana Azevedo, Luis Nero, Natália Fontes e Pedro Schwartsburd visitaram a Universidade de Turim (UniTo). Contatos inicias haviam sido realizados em encontros com representantes da UniTo na visita à Espanha, em setembro, quando a área de criação e saúde animal teve destaque. As discussões no dia 02/12 envolveram as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciências Agrícolas, Alimentares e Ambientais, Biologia, Administração e Letras. Além das possibilidades no contexto do consórcio UNITA, oportunidades diretas na UniTO também foram intensamente discutidas. Após o encontro geral com os representantes de várias áreas da UniTo, foram realizadas visitas em setores específicos na universidade italiana.

Os professores Raul Guedes, Luis Nero e Vladimir Di Iorio visitaram laboratórios e discutiram especialmente aspectos relacionados à mobilidade de estudantes e pesquisadores com representantes da área de Medicina Veterinária da UniTo. A professora Natália Fontes interagiu com representantes  do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira e Cultura Moderna. A professora Ana Azevedo se encontrou com o presidente da comissão de mobilidade internacional da Scuola di Management ed Economia. O prof. Pedro Schwartsburd discutiu oportunidades com representantes do Departamento de Biologia da UniTo.

As professoras Amanda Silvatti e Hewlley Imbuzeiro retornaram a Roma e realizaram mais uma reunião com representante do Campus Biomedico di Roma para discutir detalhes do acordo com a UFV.

No dia 03/12, a delegação da UFV iniciou movimentações para a viagem de retorno, se deslocando para cidades como Roma e Milão, de onde partiram os voos para o Brasil, no dia 4.

Foram criadas ótimas expectativas para extensão da cooperação em várias áreas com as universidades de Catânia e de Turim, com as quais a UFV já tinha estabelecido vínculos sólidos em algumas áreas específicas. Muito sucesso é esperado também como resultado da interação com as universidades Campus Biomedico di Roma, de Florença, de Bolonha, Modena e Reggio Emilia, e Milão. Espera-se um incremento da mobilidade entre a UFV e todas essas instituições, incluindo dupla diplomação para estudantes de doutorado, e estabelecimento de mais cooperação científica.

ESPANHA – SETEMBRO/2022

A primeira missão aconteceu entre 10 a 19 de setembro de 2022 e a delegação da UFV foi composta por 6 membros: Prof. Raul Narciso C. Guedes (PPG),  Prof. Vladimir Di Iorio (DRI),  Profª. Karla Damiano Teixeira (PPG da Economia Doméstica e Assessora da PPG), Profª. Adriana da Silva (PPG Letras), Profª. Emily Reis (PPG Medicina Veterinária) e  Profª. Hermínia Martinez (PPG Fitotecnia).

Um dos objetivos principais da missão foi participar do evento presencial do consórcio UNITA de universidades europeias como membro do grupo Geminae de universidades associadas com objetivo de integração à iniciativa e prospecção de oportunidades de interação. O evento aconteceu em Barcelona no dia 12 de setembro, e a delegação da UFV aproveitou a viagem para também visitar instituições parceiras do consórcio e outras localizadas na Espanha que guardam interação com a UFV.

Na manhã do dia 12 de setembro, foi viabilizada uma reunião com a comitiva da Universidade de Turim (UNITO), quando foram exploradas possibilidades iniciais de interação interinstitucional principalmente a nível de pós-graduação. As discussões tiveram especial ênfase no programa de Medicina Veterinária, representado na reunião pela Prof. Emily Reis. Foi planejada uma visita posterior à UNITO, que acabou acontecendo pouco mais de 2 meses depois. A reunião do consórcio UNITA aconteceu na tarde do mesmo dia 12. Foram discutidas iniciativas de micro-certificações, aprendizagem híbrida (BIPs), multilinguismo, cursos internacionais virtuais ofertados em colaboração (COIL), mobilidade presencial, rural e virtual. Contatos adicionais e programações de visitas foram também acordadas com as universidades francesas Savoie Mont Blanc (USMB), que acabou acontecendo cerca de 1 mês depois, e Pau et des Pays de L’Adour (UPPA). No mesmo dia, a Profª. Herminia Martinez participou de reuniões com pesquisadores da Universidade Autónoma de Barcelona e discutiu alternativas de colaboração com o PPGFIT-UFV. No dia 13, as professoras Karla Damiano e Adriana da Silva continuaram em Barcelona, quando se reuniram com representantes da Universidade Pompeu Fabra e depois seguiram para Lleida, para se encontrar com o resto da delegação da UFV no próximo destino da agenda.

No dia 13 de setembro, a representação da UFV visitou a Universidade de Lleida (UdL), sendo inicialmente recebida pelo vice-reitor e pelo coordenador de internacionalização, discutindo aspectos da longa colaboração entre as duas universidades. Foram visitadas as instalações de Agricultura de Precisão, Ciência de Alimentos, da Escola de Medicina Veterinária da Instituição. A visita foi finalizada no período da tarde com uma recepção e coquetel, junto com representantes de outras universidades parceiras da UdL. Nesse mesmo dia, a Prof. Herminia Martinez (PPGFIT) visitou o Institute of Agrifood Research and Technology (IRTA).

Nos dias 14 e 15 de setembro, a delegação da UFV visitou a Universidade de Zaragoza (UNIZAR). As primeiras reuniões no dia 14 incluíram discussão de temas relacionados com o consórcio UNITA: mobilidade virtual, mobilidade rural e iniciativas internacionais de aprendizagem híbrida (BIPs). Em seguida, representantes da UFV assistiram apresentação sobre o planejamento de internacionalização da Universidade de Zaragoza. Após o almoço, representantes da UFV participaram de reunião sobre multilinguismo e intercompreensão, e reunião com  representantes dos hubs de pesquisa da UNITA em Zaragoza: Herança Cultural e Economia Circular. Ainda no dia 14, a Profª. Herminia Martinez visitou o Centro de Investigación y Tecnología Agroalimentaria de Aragon (CITA), e a Estación Experimental de Aula-Dei (EEAD), enquanto a Profª. Emily Reis visitou o Instituto Agroalimentario de Aragón, onde prospectou oportunidades de colaboração para os programas de pós-graduação da UFV em Medicina Veterinária, Zootecnica, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Ciência da Nutrição. No dia 15, a delegação da UFV participou de reunião com a subdiretora da Escuela de Doctorado da Universidade de Zaragoza, discutindo temas de cooperação com a UFV envolvendo pós-graduação, incluindo possibilidades de duplo diploma. Na sequência, os Profs. Raul Guedes e Vladimir Di Iorio realizaram visita ao IA2 (Instituto Agroalimentario de Aragón). As professoras Karla Damiano e Adriana da Silva tiveram reunião com coordenador do Mestrado em Sociologia e Políticas Públicas e Sociais da UNIZAR, identificando possibilidades de colaborações entre pesquisadores da UFV e da UNIZAR.

A última cidade visita pela delegação da UFV foi Pamplona. As professoras Herminia Martinez e Emily Reis iniciaram visita à Universidade Pública de Navarra (UPNA) ainda na tarde do dia 15/09, realizando encontros com possíveis parceiros nas áreas de Fisiologia Vegetal e no CIMA – Centro de Investigacion Médica Aplicada da Universidade de Navarra. Os demais membros da delegação da UFV iniciaram atividades em Pamplona no dia 16/09, organizadas pelo Vice-Reitor de Internacionalização e Cooperação da UPNA. Foram apresentados dados sobre a UPNA e discutidas oportunidades de cooperação com a UFV, aproveitando ainda do fato de que a UPNA acabava de ser convidada a participar do consórcio UNITA como instituição associada. Em seguida os representantes da UFV se dividiram para realizar visitas de prospecção em áreas específicas como Ciência da Computação, Tecnologia de Alimentos e Ciência Animal, além áreas relacionadas com as atividades da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e Educacionais da UPNA.

A delegação da UFV iniciou viagem a Barcelona na noite do dia 16/09, para voo de retorno ao Brasil que partiu na manhã do dia 18. Desdobramentos positivos da missão já aconteceram quase que imediatamente, com participação de convidados das instituições espanholas visitadas no SIA 2022 em formato remoto, formação de novos grupos de cooperação e visitas aos parceiros na França e Itália, nos meses seguintes.

 

FRANÇA – OUTUBRO/2022

Representantes da UFV realizaram uma missão na França no período de 9 a 6 de outubro de 2022. O principal objetivo foi representar a UFV no evento “International Week” promovido pela Université Savoie Mont Blanc, com participação da servidora Elisa Müller e do Prof. Vladimir Di Iorio, membros da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFV. Aproveitando a viagem à França, o Prof. Vladimir Di Iorio acompanhou o Prof. Antônio Fernandes (DTA) em uma visita à Université de Lille, realizando contatos com responsáveis pelo Laboratório Internacional Associado (LAI), gerenciado em conjunto pela Université de Lille e UFV.

Chegando em Paris no dia 10/10, a delegação da UFV se dividiu em dois grupos. Elisa Müller iniciou viagem de trem para a cidade de Annecy, uma das sedes da Université Savoie Mont Blanc (USBM), enquanto que os professores Antônio Fernandes e Vladimir Di Iorio viajaram para Lille.

No dia 11/10, em Lille, as atividades iniciaram com discussões com um dos líderes do LAI na Université de Lille, Djamel Drider, sobre os progressos da cooperação. A UFV foi representada pelo Prof. Antônio Fernandes, que é um dos líderes do Laboratório na UFV. Ambos avaliaram que os resultados alcançados até o momento são muito positivos e as condições apresentadas indicam que é possível ser muito otimista para a continuação do projeto. O Professor Vladimir mais tarde realizou encontro com a diretora internacional da Université de Lille, Kathleen O´Connor, discutindo proposta para incremento do acordo geral entre as universidades. Em seguida, discussão de proposta para mobilidade discente com a direção da Polytech Lille e almoço com representantes de diversas áreas da universidade francesa, para acertar detalhes do acordo de cooperação. Finalmente, o Prof. Vladimir discutiu possibilidade de ações de mobilidade com a diretoria do INSPE-Lille (Instituto Nacional Superior de Professores e Educação). Nesse mesmo dia 11/10, Elisa Muller realizou reuniões com representantes da USMB em Annecy, incluindo a Escola de Engenharia, o Instituto de Tecnologia e o Instituto de Business e Administração. Elisa procurou conhecer o funcionamento desses órgãos na USMB e o seu papel nas possíveis ações de cooperação com a UFV.

No dia 12/10, Vladimir e Elisa iniciaram participação na International Week da USMB, no campus da cidade de Annecy. Nesse evento, instituições parceiras apresentam suas oportunidades para mobilidade aos discentes e docentes da USMB. Uma das metas é aumentar significativamente a mobilidade, especialmente entre as universidades do consórcio UNITA, do qual a USMB é uma das fundadoras e a UFV é associada por meio do projeto Geminae. Os representantes da UFV puderam interagir com os interessados da USMB e também com representantes das outras instituições participantes do evento, provenientes de Portugal, Espanha, Itália, Romênia e Canadá. Na parte da tarde, todos participaram de um workshop sobre Blended Intensive Programs (BIP). À noite, Vladimir e Elisa discutiram em um jantar com representantes da Polytech da USMB sobre possibilidades para incrementar a mobilidade entre a UFV e a Polytech. Da parte da UFV, foi indicada proposta de enviar à USMB uma compilação de oportunidades de estágio na UFV para estudantes do parceiro francês.

No dia 13/10, Vladimir e Elisa participaram do segundo dia da International Week da USMB, desta vez no campus de Jacob-Bellecombette, próximo à cidade de Chambéry. De forma análoga ao primeiro dia, foi montado um estande para a UFV e foram recebidos estudantes e professores da USMB, que receberam dos representantes da UFV informações sobre mobilidade. Na parte da tarde, foi realizado workshop sobre valorização de habilidades internacionais – “credenciais digitais”.

No dia 14/10 aconteceu a terceira e última etapa da International Week da USMB, desta vez no campus de Bourget, em Bourget-du-Lac. Novamente, foram apresentadas oportunidades de mobilidade na UFV, para estudantes e professores da USMB. À noite, Elisa participou da festa de boas-vindas da USMB, oferecida aos estudantes internacionais.

O Prof. Vladimir iniciou viagem de retorno ao Brasil no dia 15/10. Nesse dia, Elisa Muller participou de mais uma atividade de integração com os representantes da USMB e parceiros da universidade, incluindo visita a Chamonix.

Espera-se que a divulgação da UFV no evento da USMB possa estimular um crescimento do fluxo de visitantes franceses à nossa universidade nos próximos anos. A equipe da DRI se comprometeu a organizar e divulgar informações mais detalhadas de oportunidades de estágio para os franceses dentro da UFV, especialmente em laboratórios de pesquisa, mas também em empresas de alta tecnologia ligadas ao CENTEV.

ITÁLIA – NOVEMBRO-DEZEMBRO/2022

Uma delegação da UFV visitou instituições na Itália, em uma missão no período de 26 de novembro a 4 de dezembro de 2022. O planejamento de viagem foi feito através de esforços da PPG e DRI em contatos prévios com os escritórios internacionais das instituições parceiras na Itália e grupos de pesquisa de áreas representativas de interesse de programas de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa. O esforço foi fundamentado nas necessidades do Projeto de Internacionalização da UFV (PrInt UFV), mas buscou envolver também programas de pós-graduação não contemplados no PrInt que mostraram interesse e condições de participação. Assim, além da representação institucional, docentes de vários programas de pós-graduação também participaram da missão: Raul Guedes (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Vladimir Di Iorio (Diretor de Relações Internacionais), Amanda Silvatti (DES), Ana Azevedo (DAD), Antônio Fernandes (DTA), Hewlley Imbuzeiro (DEA), Luís Nero (DVT), Natália Fontes (DLA) e Pedro Schwartsburd (DBV).

Os pontos iniciais para o planejamento foram a Universidade de Catânia, com a qual a UFV já havia assinado acordo para um programa de doutoramento conjunto, e a Universidade de Torino, que havia convidado a UFV para ser membro do consórcio UNITA. Outras instituições parceiras na Itália foram sendo contactadas, de forma a construir uma agenda para visitas em 5 dias seguidos.

A maior parte da delegação da UFV partiu do Brasil em um voo no dia 26/11, chegando à Itália no dia 27/11 em Roma, e seguindo imediatamente em outro voo para a cidade de Catânia. Ainda no dia 27, os professores Raul Guedes e Vladimir Di Iorio realizaram reunião informal com os professores Lucia Zappalà e Antonio Biondi (Universidade da Catânia), com participação da Profª. Maria Augusta Siqueira, que estava terminando período sabático na Universidade de Catânia. Os professores Luís Nero e Antônio Fernandes de Carvalho realizaram reunião informal com as professoras Cinzia Caggia e Cinzia Randazzo, que haviam visitado a UFV algumas semanas antes.

No dia 28/11, a delegação da UFV realizou atividades na Universidade de Catânia, sendo inicialmente recebidos pelo Reitor Prof. Francisco Priolo e a Vice-Reitora Prof. Francesca Longo, em reunião com os professores Lucia Zappalà (Diretora Internacional) e Antonio Biondi (coordenador do Programa de Doutorado em Ciências Agrárias, Alimentares e Ambientais). A UFV e a Universidade de Catânia (UniCat) já haviam anteriormente assinado acordo cooperação prevendo possibilidade de dupla-titulação em 2020. Em 2022, assinaram acordo específico para co-tutela em um programa de doutorado internacional conjunto em Ciências Agrícolas, Alimentares e Ambientais, envolvendo o Departamento de Agricultura, Alimentos e Meio Ambiente da Universidade de Catânia. Na reunião com o Reitor Priolo, aspectos relacionados a esse acordo foram discutidos, mas o Reitor enfatizou que Catânia está aberta a uma extensão imediata da cooperação com a UFV para outras áreas de conhecimento, incluindo promoção de mobilidade de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e servidores. O Reitor agraciou a UFV com uma Medalha com o selo institucional da Universidade de Catânia. Após essa reunião, os membros da delegação da UFV se dividiram em grupos e fizeram visitas a setores específicos da Universidade de Catânia.

Matéria publicada na Universidade de Catânia sobre a visita da UFV: https://www.bollettino.unict.it/articoli/si-amplia-la-collaborazione-con-l%E2%80%99universit%C3%A0-federal-de-vi%C3%A7osa-brasile

No dia 29/11, os professores Luis Nero e Antonio Fernandes continuaram realizando atividades em Catânia, onde permaneceram até o dia 01/12/2022. Eles exploraram oportunidades adicionais para o programa de dupla-titulação entre a UFV e a Universidade de Catânia e visitaram o Hospital Veterinário da Universidade de Messina. Os professores Vladimir Di Iorio, Amanda Silvatti e Hewlley Imbuzeiro visitaram a Università Campus Biomedico (UCBM), em Roma. onde discutiram possibilidades de intercâmbio de estudantes e co-tutela com dupla diplomação para doutorado. Os professores Natália Fontes, Ana Azevedo e Raul Guedes dirigiram-se à Bolonha para reuniões com representantes da Universidade de Bolonha (UniBo) nas áreas de Literatura, no campus de Forli, e de Administração, no Dipartimento di Scienze Aziendali, no centro de Bolonha. Foram discutidas convergências de interesse e possibilidades de interação com envolvimento de estudantes e docentes dessas áreas, inclusive com possibilidade de dupla-titulação. O Prof. Pedro Schwartsburd viajou para Florença onde realizou reunião com professores ligados ao Museu de História Natural da Universidade de Florença (UNIFI), com quem planeja desenvolvimento de projeto científico em conjunto.

No dia 30/11, os professores Raul Guedes, Vladimir Di Iorio, Amanda Silvatti, Hewlley Imbuzeiro e Pedro Schwartsburd dirigiram-se à Universidade de Florença (UNIFI) para reuniões institucionais e visitas setoriais. O Prof. Pedro Schwartsburd já estava em Florença desde o dia 29. Foi realizada reunião com a Prof. Giorgia Giovannetti, Delegada da Reitoria da UNIFI de Relações Internacionais e Acordos Multilaterais, com o Prof. Matteo Barbari, do Departamento de Agricultura, Alimentos, Ambiente e Florestas, que foi o interlocutor principal viabilizando a visita e reunião, e representantes das áreas Biológica, e Biomédica dessa instituição. As oportunidades existentes foram discutidas e mapeadas para interações futuras, com possibilidades de mobilidade, intercâmbio e dupla-titulação. As professoras Ana Azevedo e Natália Fontes dirigiram-se a Milão e fizeram contato com Professores da Università degli Studi di Milano (UNIMI).

No dia 01/12, os professores Raul Guedes e Vladimir Di Iorio dirigiram-se a Reggio Emilia para encontro com representantes da Universidade de Modena e Reggio Emilia (UNIMORE). Foram realizadas reuniões com representantes do DISMI (Dipartimento di Scienze e Metodi dell’Ingegneria), com quem a UFV já tem acordo de doutorado com dupla-titulação e com a coordenadora do Laboratório de Entomologia Aplicada na UNIMORE, Profª Lara Maistrello. O Prof. Manuel Iori, do DISMI, ainda propôs estabelecimento de dupla titulação com a UFV envolvendo um novo programa de mestrado na UNIMORE, cuja primeira turma iniciou aulas neste ano de 2022.

A prof. Amanda Silvatti dirigiu-se a Milão para reuniões com o Prof. Luca Mainardi da POLIMI do  Department of Electronics, Information and Bioengineering e posteriormente, com o Prof. Matteo Zago do Department of Biomedical Sciences for Health Università degli Studi di Milano. Tais contatos, tiveram a finalidade de realizar um acordo entre UFV e os respectivos departamentos.

A Prof. Natália Fontes se reuniu com diversos professores da Università degli Studi di Milano (UNIMI), na área das Humanidades, sobre possíveis colaborações. Foram discutidas possibilidades de co-orientação e futuro estabelecimento de duplo grau com programas da UFV, organização de seminários e disciplinas em parceria com professores da pós-graduação do DLA/UFV.

A Prof. Ana Azevedo realizou reunião com representante da Facoltà di Scienze Politiche, Economiche e Sociali, da Università degli Studi di Milano. Foi proposta a implementação de um acordo formal entre os departamentos de Management/Administração das respectivas universidades, abertura para receber estudantes e pesquisadores visitantes.

A professora Hewlley Imbuzeiro realizou reunião com o CEO da AEQUILIBRIA e o diretor do Carbon Footprint Italia na cidade de Veneza. Hewlley apresentou as pesquisas realizadas na UFV e foram discutidas as sinergias entre os trabalhos realizados, com fortes perspectivas de parcerias de convênios de cooperação técnica, prestação de serviços e palestras.

O prof. Pedro Schwartsburd realizou estudo e coleta de dados científicos em herbários em Florença. As atividades são relacionadas a projeto de pesquisa próprio e de duas teses de doutorado por ele orientadas.

No dia 02/12, os professores Raul Guedes, Vladimir Di Iorio, Ana Azevedo, Luis Nero, Natália Fontes e Pedro Schwartsburd visitaram a Universidade de Turim (UniTo). Contatos inicias haviam sido realizados em encontros com representantes da UniTo na visita à Espanha, em setembro, quando a área de criação e saúde animal teve destaque. As discussões no dia 02/12 envolveram as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, Ciências Agrícolas, Alimentares e Ambientais, Biologia, Administração e Letras. Além das possibilidades no contexto do consórcio UNITA, oportunidades diretas na UniTO também foram intensamente discutidas. Após o encontro geral com os representantes de várias áreas da UniTo, foram realizadas visitas em setores específicos na universidade italiana.

Os professores Raul Guedes, Luis Nero e Vladimir Di Iorio visitaram laboratórios e discutiram especialmente aspectos relacionados à mobilidade de estudantes e pesquisadores com representantes da área de Medicina Veterinária da UniTo. A professora Natália Fontes interagiu com representantes  do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira e Cultura Moderna. A professora Ana Azevedo se encontrou com o presidente da comissão de mobilidade internacional da Scuola di Management ed Economia. O prof. Pedro Schwartsburd discutiu oportunidades com representantes do Departamento de Biologia da UniTo.

As professoras Amanda Silvatti e Hewlley Imbuzeiro retornaram a Roma e realizaram mais uma reunião com representante do Campus Biomedico di Roma para discutir detalhes do acordo com a UFV.

No dia 03/12, a delegação da UFV iniciou movimentações para a viagem de retorno, se deslocando para cidades como Roma e Milão, de onde partiram os voos para o Brasil, no dia 4.

Foram criadas ótimas expectativas para extensão da cooperação em várias áreas com as universidades de Catânia e de Turim, com as quais a UFV já tinha estabelecido vínculos sólidos em algumas áreas específicas. Muito sucesso é esperado também como resultado da interação com as universidades Campus Biomedico di Roma, de Florença, de Bolonha, Modena e Reggio Emilia, e Milão. Espera-se um incremento da mobilidade entre a UFV e todas essas instituições, incluindo dupla diplomação para estudantes de doutorado, e estabelecimento de mais cooperação científica.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.