13 de setembro de 2024
O Programa de Intercambio Académico Latinoamericano (PILA) é um consórcio de mais de 300 universidades de 9 países da América Latina e Caribe. O objetivo do programa é promover o intercâmbio de estudantes (graduação e pós-graduação), pesquisadores e gestores de universidades com a finalidade de enriquecer sua formação acadêmica e profissional, além de fomentar a internacionalização e fortalecer os laços de cooperação.
Desde 2020, o PILA iniciou uma nova modalidade de intercâmbio virtual. Nesse formato, os estudantes das universidades participantes podem cursar disciplinas online nas demais universidades conveniadas em outros países que não o seu de origem, de forma remota. Neste ano de 2024, a UFV entrou para o PILA e, a partir de 2025/1, irá participar do programa PILA Virtual.
Os estudantes da UFV interessados em cursar as disciplinas online no semestre 2025/1, oferecidas pelas universidades estrangeiras do PILA, deverão seguir os seguintes passos:
1 – Acesse a Plataforma do PILA para consultar as disciplinas que serão oferecidas no semestre 2025/1.
Na plataforma você deve selecionar a Convocatória “PILA Virtual 2025/1”; o país de origem “Brasil”; e, a “Disciplina” (área) de interesse. Ao marcar a opção desejada, basta clicar em “Filtrar” e esperar – a plataforma costuma demorar um pouco para mostrar as disciplinas.
2 – Analise as disciplinas e faça uma lista com as que você tem interesse em cursar.
Você deve então consultar o seu coordenador de curso ou orientador e verificar se ele te dá o aval para cursar essas disciplinas, considerando o seu plano de estudos na UFV.
3 – Após escolher as disciplinas que você tem interesse em cursar, você deve preencher o documento “Formato PILA Virtual 2025/1“. Para isso, abra o arquivo em PDF e preencha TODOS os campos solicitados. O documento preenchido deve ser assinado pelo coordenador do curso ou orientador. Recomendamos que a assinatura seja eletrônica, através do gov.br. A assinatura do Prof. Vladimir (coordenador do PILA na UFV) será incluída posteriormente.
NOTA IMPORTANTE: A aplicação não é garantia da vaga, visto que essas são limitadas e cabe a cada universidade definir seus critérios de seleção. Cada estudante pode submeter para NO MÁXIMO 3 disciplinas por universidade e NO MÁXIMO para 3 universidades diferentes. O documento “Formato PILA Virtual 2025/1” deve ser preenchido separadamente para cada universidade que o estudante deseja aplicar. Ou seja, se o estudante pretende aplicar para 3 universidades com 3 disciplinas em cada ele deve preencher o documento “Formato PILA Virtual 2025/1” 3 vezes.
ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO: Na tabela das disciplinas selecionadas, na coluna “Programa Académico”, preencha o que aparece na coluna “Disciplina” na plataforma do PILA. Na coluna “Semestre Académico”, preencher com “2025/1”. As demais colunas, quando não possuírem informações na Plataforma do PILA podem ser deixadas em branco.
4 – Após o documento “Formato PILA Virtual 2025/1” estar devidamente preenchido e assinado, responda o formulário da DRI-UFV para que a sua nominação seja realizada. Esse formulário só poderá ser respondido usando o e-mail institucional da UFV e está limitado a uma resposta por usuário. Ao enviar a sua resposta você receberá um e-mail de confirmação com as informações respondidas e poderá realizar correções até a data limite de aplicação sem necessidade de informar a DRI sobre as alterações.
NOTA IMPORTANTE: O prazo para responder este Formulário é até o dia 14 de outubro às 08:00h. Respostas enviadas após essa data não serão consideradas.
5 – Aguarde a sua nominação.
A DRI irá conferir todas as aplicações, assinar os documentos enviados e realizar a nominação de cada um. A nominação será enviada por e-mail para universidade de destino com cópia para o estudante que está aplicando. O período de análise das aplicações e nominação dos estudantes será entre os dias 14 e 25 de outubro. Sendo assim, não é necessário que o estudante realize nenhum procedimento até que a nominação seja realizada.
6 – Após a nominação, fique atento a sua caixa de entrada.
A universidade de destino irá informar os passos seguintes de acordo com seus critérios próprios de seleção. A partir desse ponto, a seleção não será mais coordenada pela DRI-UFV. Ou seja, o candidato deve seguir as orientações da universidade de destino.