Divulgação de programas associados à captação de estudantes internacionais

9 de abril de 2024

1. Move La America:
    O Programa Move la America tem como objetivo complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional.

O Programa concederá bolsas para estudantes de Mestrado ou Doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa, sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.
  1. GCUB Mob:
    Neste programa coordenado pelo consórcio GCUB (https://www.gcub.org.br/), as instituições brasileiras conveniadas devem oferecer vagas e bolsas (CAPES, CNPq, FAPEMIG) para candidatos estrangeiros a Mestrado e Doutorado. As bolsas devem ser alocadas usando-se as cotas das próprias instituições ou dos próprios programas de pós-graduação. No caso da UFV, as bolsas deverão ser concedidas pelos próprios programas de pós-graduação.
    A oferta inicial de vagas pelas instituições brasileiras não estabelece um compromisso para admissão de candidatos. As ofertas serão divulgadas mundialmente e candidatos poderão escolher até 5 opções de programas. As candidaturas serão encaminhadas para as instituições que ofertaram essas vagas para apreciação, podendo ser aprovadas ou não, com critérios definidos no momento pelas próprias instituições.

Uma reunião virtual foi realizada no dia 4/4, quando membros da PPG e DRI esclareceram dúvidas dos coordenadores de programas de pós-graduação da UFV sobre essas duas oportunidades. Mais detalhes podem ser obtidos aqui, ou contactando a DRI por email (dri@ufv.br) ou telefone (3612-1071).