Divulgação de Bolsas: “Summer Student Programme” da CERN

9 de janeiro de 2023

Informamos que estão abertas até 30 de janeiro de 2023 as inscrições para as bolsas de estudos para participação no “Summer Student Programme” da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), patrocinadas pela Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA) e destinadas a cidadãos latino-americanos.

A bolsa de estudos a ser concedida pela IILA tem o valor aproximado de 7 mil euros e prevê:

1. Pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir os custos de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante toda a duração do Programa;
  2. Seguro-saúde; e
  3. 1.200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.

O estágio na CERN destina-se a estudantes inscritos nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas de física, engenharia, ciências da computação ou matemática. Além disso, devem atender os seguintes requisitos:

1. Ter completado, até o verão europeu de 2023, pelo menos três anos de estudos de nível universitário;
  2. Não ter trabalhado na CERN, em nenhuma modalidade (estudante técnico, estagiário etc.), por mais de três meses;
  3. Não ter participado de edições anteriores do Programa;
  4. Bom conhecimento da língua inglesa; e
  5. Conhecimento da língua francesa é considerado uma vantagem.

Será ofertado aos estudantes um contrato de associação de 8 a 13 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado, programa de palestras de física e de tecnologia da informação, além de assistência para encontrar acomodação.

Para completar o requerimento de inscrição, o candidato deverá anexar seu currículo, cópia de histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.

Informamos ainda que esta Diretoria divulga a oportunidade a pedido da Embaixada do Brasil em Roma e não participa do referido processo seletivo, sendo assim, mais informações poderão ser obtidas por meio do link acima disponibilizado.