30 de julho de 2021
A 9ª edição do Cargill Global Scholars teve, entre os 10 vencedores, o estudante de Direito da Universidade Federal de Viçosa, Matheus Mendes Bomfim Marques. Matheus é o primeiro aluno UFV a ser selecionado para o programa.
Conheça o Cargill Global Scholars Program
O programa deste ano será inaugurado com uma sessão virtual, um seminário nacional de liderança e uma cerimônia de premiação para alunos das seguintes universidades, que demonstraram ter um excelente desempenho acadêmico e potencial de liderança:
Beatriz Costa – Universidade de São Paulo (USP)
Giovanna Costa – Universidade Federal do Pará (UFPA)
Jéssica Tamires Brito – Universidade de São Paulo (USP)
Maria Fernanda Ribeiro – Universidade Federal do Ceará (UFC)
Maria Heloysa Martins – Universidade Federal de Goiás (UFG)
Arthur dos Reis – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Gustavo Santos – Universidade Federal do Pará (UFPA)
Matheus Marques – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Pedro Salles – Universidade de São Paulo (USP)
Tomaz Suller – Universidade de São Paulo (USP)
Além de receberem $5.000 dólares, os vencedores irão participar de outro seminário de liderança em uma locação internacional da Cargill ou um equivalente virtual no segundo ano através de atividades de desenvolvimento profissional e de liderança. Até 2023, os premiados receberão uma mentoria para orientação profissional e pessoal com funcionários nacionais e globais da maior multinacional privada nas áreas de alimentação, agricultura e gerenciamento de riscos.
A Trajetória de uma conquista inédita
Matheus foi premiado por demonstrar um excelente desempenho acadêmico e potencial de liderança. Em 2019, Matheus conquistou o primeiro lugar no vestibular de ingresso para o curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa entre 1600 candidatos. Em seguida, ele iniciou os seus primeiros passos na UFV através da representação discente e organização de eventos no Diretório Acadêmico de Direito, além de ministrar capacitações sobre direitos da criança e do adolescente em comunidades locais no projeto Tutelando Conselhos.
Ele também coordenou um projeto sobre mobilidade acadêmica com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais e desenvolveu pesquisas sobre direito ambiental no projeto Salve as Florestas. Nessas experiências, Matheus desenvolveu maior interesse pela educação internacional, e na área de direito ambiental, direitos humanos, e pesquisa acadêmica. No seu mais recente trabalho, Matheus foi premiado com a melhor pesquisa na área humanitária na 73º All-Russian Conference.
Ainda em 2020, como líder do programa de voluntariado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Minas Gerais, Matheus coordenou uma equipe de 55 jovens com foco em campanhas e eventos sobre direitos da criança. Igualmente, ele contribuiu com redes juvenis globais em direitos humanos, e percebeu que poderia facilitar essas discussões internacionais. Para isso, ele criou a Group of Twenty Plus Six Model United Nations e liderou a organização de treinamentos e simulações das Nações Unidas para mais de 240 jovens de 30 nacionalidades com atividades bilíngues acessíveis e inclusivas. Nesse projeto, ele negociou e consolidou uma parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR-UNHCR), além de organizações do terceiro setor, universidades e instituições de diversos países.
Ao longo desses projetos, Matheus aprendeu a melhorar sua competência intercultural, liderança, além de habilidades de comunicação e trabalho em equipe, sendo um dos finalistas do McKinsey Achievement Awards em 2021, prêmio internacional que reconhece jovens talentos na área de liderança global.
Para o Cargill Global Scholars Program, Matheus poderá expandir as suas iniciativas e projetos com foco em objetivos profissionais, acadêmicos e de impacto social. Como um importante aprendizado ao longo do processo, Matheus destaca que ser resiliente foi fundamental e que também está muito feliz de ser o primeiro aluno da UFV a conquistar o Cargill Global Scholars Program. Ele também agradece ao apoio especial dos professores Edson Ferreira de Carvalho, do Departamento de Direito, e Marcelo Ottoni Durante, do Departamento de Ciências Sociais
da Universidade Federal de Viçosa.
Fonte: Matheus Mendes Bomfim Marques, aluno do curso de Direito
e-mail: matheus.bomfim@ufv.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/matheusmbmarques/