Chamada para mobilidade de pesquisadores do Brasil na Itália

15 de janeiro de 2024

Está aberta a chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023, de apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades da Itália. O edital oferece recursos para mobilidade de estudantes de Mestrado, Doutorado e pós-doc de instituições brasileiras em estados cujas fundações de apoio a pesquisa (FAPs) são participantes do acordo estabelecido com a Universidade de Bolonha, que representa consórcio de instituições italianas. A Fapemig é uma das participantes, tornando os pesquisadores das instituições mineiras automaticamente elegíveis.

Os pesquisadores do Brasil podem se candidatar até o dia 11 de março de 2024 pela plataforma do CONFAP. A proposta não possui formulário padrão e deve ser acompanhada de uma carta de apoio assinada pelo orientador da universidade na Itália, e pelos currículos do pesquisador proponente e do supervisor na Itália.

Mais detalhes podem ser obtidos na publicação da chamada no site da CONFAP e no texto original da chamada, em Inglês.