Aulas em Inglês na UFV

10 de novembro de 2015


O oferecimento de disciplinas em Língua Inglesa nas universidades brasileiras tem sido um dos pontos mais discutidos nos fóruns de internacionalização da educação superior. Os benefícios mais imediatos são:

  • atrair mais estudantes estrangeiros para as universidades brasileiras;
  • proporcionar um melhor preparo dos estudantes brasileiros para poderem lidar com ambientes de comunicação em inglês, em experiências de intercâmbio estudantil no exterior ou na sua futura vida profissional, quando forem trabalhar com equipes multinacionais.

Desde 2014, a Universidade Federal de Viçosa tem realizado algumas iniciativas para oferecer disciplinas em Inglês para seus estudantes de graduação e pós-graduação. Em julho de 2014, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promoveu um curso de capacitação para ensino em Inglês (Content & Language Integrated Learning – CLIL), que foi ministrado para docentes da UFV. No mesmo ano, algumas disciplinas já foram oferecidas em idioma inglês. Listamos a seguir as principais iniciativas, dando destaque às que foram implementadas durante o ano de 2015.

 

INF 100 – Introduction to Programming

O Departamento de Informática (DPI) oferece, desde 2014, turmas em Inglês para a disciplina “INF100 – Introdução à Programação I“. Essa disciplina é obrigatória para vários cursos de graduação: engenharias Elétrica, Mecânica, Química, Ambiental, de Produção, de Alimentos e de Agrimensura, além de bacharelados e licenciaturas em Matemática, Química e Física. Os estudantes interessados podem migrar, no início de cada semestre, para as turmas teóricas e práticas da versão em Inglês da disciplina (“Introduction to Programming“). Os horários das turmas em Inglês são escolhidos de forma a minimizar conflitos e possibilitar que um maior número de estudantes possa realizar essa migração. No primeiro semestre de 2015, quando mais estudantes têm INF100 em sua grade, a iniciativa recebeu 37 inscritos, sendo oferecidas uma turma teórica e duas turmas práticas em Inglês. No segundo semestre de 2015, foram 18 inscritos, recebendo aulas em Inglês em uma turma teórica e uma prática. Os professores da disciplina em 2015 são Vladimir Oliveira Di Iorio e Mauro Nacif Rocha, contando com a ajuda dos monitores Christopher Gull, Felippe Cathoud de Queiroz e Lais França Baumgratz.

Aula prática de INF100 em Inglês.

Aula prática de INF100 em Inglês.

 

FIP 300 – Plant Pathology I

O Departamento de Fitopatologia (DFP) ofereceu, no segundo semestre de 2015, uma disciplina de graduação, Fitopatologia I (FIP 300), no idioma inglês. Sete estudantes do curso de Agronomia optaram por cursar as aulas que acontecem simultaneamente a uma das turmas da aula teórica. Três dos estudantes matriculados participaram de intercâmbio em universidades americanas. No DFP, três professores ministraram alternadamente os conteúdos da disciplina, Prof. Eduardo Mizubuti, coordenador da disciplina, Prof. Murilo Zerbini e Prof. Emerson Del Ponte, todos com doutorado ou um período de vivência em Universidades americanas. O primeiro dos três blocos de aulas foi ministrado pelo Prof. Del Ponte, que foi um dos participantes do curso de capacitação para ensino em inglês (CLIL) promovido pela DRI em 2014. Segundo o professor, as técnicas aprendidas no curso estão sendo adaptadas e tem o objetivo de ensinar primariamente o conteúdo, mas o benefício extra é o aprendizado de inglês pelos estudantes. No momento, apenas as aulas teóricas são oferecidas em inglês. Conforme a avaliação e futura demanda, pretende-se ministrar a aula prática também em inglês.

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Aula da disciplina FIP300 em Inglês, com o Professor Emerson Del Ponte.

 

Disciplinas em Inglês na pós-graduação

Além da disciplina de graduação FIP-300, o Departamento de Fitopatologia oferece regularmente a disciplina de pós-graduação FIP680 – Population Biology of Plant Pathogens”, em inglês, desde 2012. No primeiro semestre de 2016, a disciplina será novamente ministrada pelo Prof. Eduardo S. G. Mizubuti e deverá ser simultaneamente oferecida, via internet, para alunos do programa de pós-graduação em Plant Pathology da University of Kentucky (UK) nos Estados Unidos. A disciplina será considerada como equivalente para o cumprimento de exigências naquela instituição.

Página web do programa de doutorado conjunto UFV-KY (http://www2.ca.uky.edu/agcollege/plantpathology/graduate/dual_doctoral.html).

Página web do programa de doutorado conjunto UFV-UK.

 

As professoras Simone Facioni Guimarães, do Departamento de Zootecnia, e Juliana Silva Rocha, do Departamento de Biologia Geral, também participaram do curso de capacitação para ensino em inglês promovido pela DRI em 2014. Ambas ofereceram disciplinas em Inglês em programas de pós-graduação da UFV, em 2014 e 2015.

A Professora Simone Guimarães ofereceu a disciplina ZOO765 – Genética molecular aplicado ao melhoramento animal”, no segundo semestre de 2014. Na ocasião, participaram nove estudantes de doutorado em Genética e Melhoramento e em Zootecnia. Essa disciplina de 4 crédtitos é regularmente oferecida em Português, no segundo semestre de cada ano. Ainda não há planos para repetir a experiência.

Em 2015, a Professora Juliana Rocha ofereceu, pela primeira vez, a disciplina criada por ela, intitulada: BIO 625 – “Histofisiologia do Aparelho Reprodutor Masculino Humano”, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural, do Departamento de Biologia Geral. A disciplina de 3 créditos foi ministrada em Inglês no primeiro semestre de 2015, com o título: “Histophysiology of the Male Reproductive System”, e será oferecida novamente em 2016.

 

Optativas oferecidas em Inglês de forma condensada

O uso de idioma Inglês em sala de aula não ficou restrito a disciplinas regulares na UFV. Em 2015, a colaboração com pesquisadores e grupos estrangeiros permitiu o oferecimento em Inglês também de disciplinas optativas condensadas.

No período de 1 a 19 de junho de 2015, uma comitiva de 20 estudantes, 2 professores e uma assistente do Department of Nutrition and Food Science da Texas A&M University (TAMU) visitou a UFV para uma experiência de intercâmbio estudantil, incluindo aulas intensivas em turmas que combinaram estudantes americanos e estudantes da UFV. Na primeira parte das atividades, os estudantes da TAMU tiveram aulas da disciplina “TAL 493 – Special Topics in Food Science and Technology” em conjunto com 20 estudantes de Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Laticínios da UFV. Na segunda parte do programa, os estudantes americanos tiveram a companhia de um novo grupo de 20 estudantes da UFV, do curso de Nutrição, na disciplina “NUT385 – Special Topics in Food and Nutrition“. Todas as aulas foram ministradas em Inglês, por professores da TAMU, do Departamento de Tecnologia de Alimentos e do Departamento de Nutrição da UFV. A organização local contou com a coordenação dos professores Frederico Barros, do DTA, e Hercia Martino e Juliana Novaes, do DNS. Os professores da TAMU foram Susanne e Steven Talcott, contando com a ajuda de Paula Cipriano, ex-aluna da UFV e atualmente no último ano de doutoramento na TAMU.

Sessão de abertura do programa entre a UFV e a TAMU, no Departamento de Tecnologia de Alimentos.

Sessão de abertura do programa entre a UFV e a TAMU, no Departamento de Tecnologia de Alimentos.

Um acordo de cooperação entre a UFV e a universidade holandesa Van Hall Larenstein (VHL) possibilitou o oferecimento de uma disciplina intensiva em Inglês na UFV, no segundo semestre de 2015. A Professora Ann H​. Mounteer, do Departamento de Engenharia Civil, coordena, desde 2012, um projeto com a VHL financiado pelo programa Branetec da Capes. Neste ano de 2015, um novo projeto foi aprovado, dentro do programa Capes-Nuffic. O coordenador dessa iniciativa na Holanda, Luewton Lemos Agostinho, acompanhou em setembro dois professores da VHL que vieram a Viçosa ministrar um curso sobre processos de tratamento de água e esgoto por membranas filtrantes. O curso foi  registrado como uma disciplina de nome “​CIV492/CIV791 – Tópicos Especiais: Tecnologia de membranas filtrantes“, com ​2 créditos, que foi oferecida em Inglês entre os dias 21 e 25 de setembro. As aulas ocorreram no LESA (Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental) e se matricularam ​14 estudantes ​dos cursos​ de grad​uação ​em Engenharia Ambiental e Engenharia Química ​e​ 4 ​do Programa​ de Pós-graduação  ​em ​Engenharia Civil. Os professores da VHL, Leo Groendijk e Paula van den Brink, trouxeram mais de 100kg de equipamentos que foram utilizados na aulas,​ contendo seis unidades experimentais​ ​com diferentes tipos e configurações de membranas.

Professores holandeses e Professora Ann junto com os estudantes brasileiros, no LESA.

Professores holandeses e Professora Ann junto com os estudantes brasileiros, no LESA.

No Departamento de Microbiologia, a disciplina “MBI796 – Diversity and Evolution of Eucaryotes” foi ministrada pelo Prof. Dr. Marc André Selosse, do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris, no período de 09 a 13 de fevereiro de 2015. A ementa da disciplina explorou a diversidade dos eucarióticos e as estruturas e nichos ecológicos desse grupo, considerando organizações unicelulares e multicelulares, em ambientes terrestes e aquáticos. A carga horária foi de 15 horas-aula, contabilizando 1 crédito. Foram matriculados 13 estudantes de pós-graduação dos programas de Microbiologia Agrícola, Botânica e Biologia Animal. A coordenação coube à ProfessoraMaria Catarina Megumi Kasuya, do Departamento de Microbiologia.

No Departamento de Tecnologia de Alimentos, foi oferecida em inglês a discipina “TAL 790: Tópicos Especiais: Complex Coacervation of Dairy Proteins“, com carga horária de 15 horas, nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2015, para os estudantes de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.  A disciplina foi ministrada pelos professores Thomas Croguenec (Agrocampus-Ouest – França) e Antonio Fernandes de Carvalho (DTA/UFV), com a colaboração do Dr. Guilherme Miranda Tavares, Ementa da disciplina: Dairy Proteins; Interaction of dairy proteins; Supra-molecular structures; Heteroprotein complex coacervation; Putative applications of heteroprotein complex coacervation.

No programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, o Dr. Kevin Crosby ministrou em inglês a disciplina “FIT 796 – Problemas Especiais 3 (Breeding of Vegetable Crops)” no período de 02 a 18 de maio de 2014. O professor Crosby, na época como visitante na UFV, trabalha na área de melhoramento de olerícolas na Texas A&M University (College Station, Texas). Foram matriculados 36 estudantes de dos programas de pós-graduação em Fitotecnia e Genética e Melhoramento.

No programa de Pós-Graduação em Fitopatologia,os doutores Serge Savary e Laetitia Willocquet, do INRA/AGIR, França, ministraram um curso de curta duração no segundo semestre de 2014, tendo como público estudantes de mestrado e doutorado em Fitopatologia. O curso foi intitulado “Workshop sobre modelagem e simulação de epidemias” e foi coordenado pelo Prof. Emerson Del Ponte, tendo carga horária de 12 horas.

O Professor Arne Janssen, da University of Amsterdam, atua como colaborador da UFV há mais de 10 anos. Em 2013, foi admitido formalmente como orientador do programa de pós-graduação em Entomologia da UFV. No segundo semestre de 2014 e durante o ano de 2015, o professor Arne ministrou em inglês as seguintes disciplinas de pós-graduação: “ENT 790 – INTRODUÇÃO À DINÂMICA POPULACIONAL” (30 horas), “ENT 791 – PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA EM INGLÊS” (30 horas) e “ENT 792 – DINÂMICA POPULACIONAL” (45 horas).O Departamento de Veterinária da UFV implementou uma intensa programação de mini-cursos em inglês, oferecidos aos estudantes do programa de pós-graduação em Medicina Veterinária, em 2014 e 2015. Nesses dois anos, foram ministrados 9 mini-cursos, registrados como disciplinas de código VET790, VET791, VET792 e VET796. Em média, foram matriculados cerca de 15 estudantes em cada curso, com duração média de 17 horas de aulas por curso.  Os cursos foram ministrados por colaboradores dos Estados Unidos, Bulgária, Itália e México. A programação completa por ser obtida aqui.

 

Inglês nas disciplinas do Departamento de Letras

A língua inglesa é a forma oficial de comunicação em sala de aula em diversas disciplinas do DLA-UFV. Além de todas as disciplinas de língua inglesa para os cursos de Secretariado e Letras serem ministradas em inglês, o idioma também é usado nas disciplinas de Literatura Americana (LET314, LET315, LET316), Literatura Inglesa (LET414, LET415, LET418, LET419), Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa (LET215) e Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (LET352).

No DLA, a colaboração com parceiros estrangeiros também permitiu o oferecimento de cursos em Língua Inglesa. Em outubro/novembro de 2014, a Professora Maria Ruhuothie-Lythy, da University of Jyväskylä, Finlândia, ministrou a disciplina “Tópicos Especiais – Pragmatism and Language Education” (30 horas) a estudantes do programa de pós-graduação em Letras do DLA-UFV. A coordenação coube à Professora Ana Maria Barcelos, que já desenvolvia colaboração com as professoras Maria e Paula Kalaja (da mesma universidade, que também esteve na UFV em 2015 oferecendo um curso em inglês sobre narrativas visuais), incluindo publicação conjunta de um livro.