Abertas as inscrições para pré-seleção do programa SUSI Leaders SUMMER/2023

17 de outubro de 2022

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou a chamada para participação no programa Study of U.S. Institutes for Student – SUSI Leaders Summerintercâmbio nos EUA para alunos de graduação interessados no tópico Climate Change and the Environment.

• A UFV irá fazer uma pré-seleção de 01 candidato(a) e encaminhar os dados para a seleção final. Podem participar os estudantes que atendem aos requisitos descritos abaixo.
  • As inscrições encerram-se no dia 11/11/2022.

SUSI Leaders SUMMER/2023  – tópico:  ‘Climate Change and the Environment’

O que: Intercâmbio intensivo de curta duração, em inglês, para estudantes de graduação.

Quando: Junho – datas a serem definidas (caso as condições de saúde, segurança e viagens apresentem desafios significativos, o programa será adaptado para um formato virtual)

Onde: University of Nevada in Reno (UNR)

Requisitos:

• ser proficiente em inglês;
  • ter entre 18 e 25 anos;
  • ter pelo menos um semestre restante em seus estudos de graduação e se comprometer a retornar à sua universidade de origem após a conclusão do programa;
  • ter um alto nível sustentado de desempenho acadêmico, conforme indicado por notas, prêmios e recomendações de professores;
  • demonstrar qualidades de liderança, comprometimento com atividades comunitárias e universitárias extracurriculares;
  • ter pouca ou nenhuma experiência prévia de estudo ou viagem nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar fora de seu país de origem;

Inscrição: preencher o form, anexando os documentos abaixo indicados.

1. Application Form – FY23 SUSI Leaders SUMMER (deve ser preenchido em inglês e enviado como documento Word)
  2. Histórico acadêmico em português (acessar o Sapiens, clicar em ‘Solicitações – Solicitação de documentos-Registro Escolar – Solicitação de documentos digitais – HISTÓRICO ESCOLAR GRADUAÇÃO – SIMPLES)
  3. Comprovante de fluência em inglês (TOEFL, IELTS, Duolingo/versão paga, Cambridge, entre outros)
  4. Carta de referência de um professor, supervisor ou empregador (em inglês)

Processo de seleção: O comitê do Escritório da Embaixada dos EUA em Belo Horizonte fará entrevistas, em inglês, com os candidatos selecionados. Dois candidatos serão selecionados para representar Minas Gerais na seleção nacional feita pela Embaixada em Brasília.

Algumas observações importantes:

• o estudante selecionado pela UFV fará uma entrevista de cerca de 20-30 minutos, em inglês, com a representante do Consulado dos EUA em BH e com a Cônsul dos EUA e, eventualmente, outra entrevista em inglês, com o comitê de seleção da Embaixada dos EUA (ambas as entrevistas serão virtuais);
  • o processo é bastante competitivo;
  • o curso nos EUA é todo em inglês;
  • O nível de inglês do estudante selecionado pela UFV será verificado na redação e nas entrevistas das etapas seguintes;
  • Caso o candidato passe no processo final de seleção, mas ainda houver dúvida sobre a capacidade do aluno em acompanhar as aulas, o escritório em Washington. D.C. poderá pedir que o candidato faça um teste TOEFL para verificar o nível de proficiência.

Poderão se inscrever no processo seletivo e participar da mobilidade os candidatos que atenderem a todos os requisitos estabelecidos pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da RESOLUÇÃO nº 10/2016 do CEPE, seção I, art. 6ºaqui transcrito literalmente:

“Seção I – Da Elegibilidade. Art. 6º – Poderão participar de Mobilidade Acadêmica estudantes da UFV que, no momento da candidatura ao processo seletivo, satisfizerem as seguintes exigências:

I – ter integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro e segundo períodos do seu curso;
II – ter concluído, no mínimo, quarenta por cento (40%) da carga horária total do curso;
III – apresentar coeficiente de rendimento acadêmico acumulado igual ou superior a 60;
IV – ter no máximo 2 reprovações acumuladas nos 2 últimos períodos letivos que antecedem à candidatura;

• 1º – Estudantes que fizerem nova seleção de ingresso para o mesmo curso na UFV, só poderão se candidatar ao processo seletivo 1 (um) ano do curso, após o reingresso.
  • 2º – Será permitido aos convênios ou programas específicos estabelecer critérios de elegibilidade diferentes dos definidos nesta Resolução, aprovados pelo CEPE”.

Verifique todas as informações em: Program info and FAQ

UNR cancels spring break, plans for full-distance learning     Study of the U.S. Institutes (SUSI) Secondary Educators Program - U.S. Embassy in Chile