Abertas as inscrições para pré-seleção do programa SUSI Leaders – 2022

23 de agosto de 2022

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou a chamada para participação no programa Study of U.S. Institutes for Student – SUSI Leaders Winterintercâmbio nos EUA para alunos de graduação interessados no tópico de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico.

• A UFV irá fazer uma pré-seleção de 01 candidato e encaminhar os dados para a seleção final. Podem participar os estudantes que atendem aos requisitos descritos abaixo.
  • As inscrições encerram-se no dia 18/09/2022.

O que: Intercâmbio intensivo de curta duração, em inglês, para estudantes de graduação.

Quando: 14 de janeiro a 18 de fevereiro de 2023 (caso as condições de saúde, segurança e viagens apresentem desafios significativos, o programa será adaptado para um formato virtual).

Onde: Institute for Training and Development (ITD) em Amherst, MA – EUA

Requerimentos básicos:

• ser proficiente em inglês;
  • se interessar pelo tema de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico;
  • ter entre 18 e 25 anos;
  • ter pelo menos um semestre restante em seus estudos de graduação e se comprometer a retornar à sua universidade de origem após a conclusão do programa;
  • ter um alto nível sustentado de desempenho acadêmico, conforme indicado por notas, prêmios e recomendações de professores;
  • demonstrar qualidades de liderança, comprometimento com atividades comunitárias e universitárias extracurriculares;
  • ter pouca ou nenhuma experiência prévia de estudo ou viagem nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar fora de seu país de origem;

Custos: O Departamento de Estado cobrirá todos os custos dos participantes, incluindo viagens internacionais, visto, subsídios de viagem, viagens domésticas e transporte terrestre; livros, e alojamento e subsistência.

Poderão se inscrever no processo seletivo e participar da mobilidade os candidatos que atenderem a todos os requisitos estabelecidos pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da RESOLUÇÃO nº 10/2016 do CEPE, seção I, art. 6º, aqui transcrito literalmente:

“Seção I – Da Elegibilidade. Art. 6º – Poderão participar de Mobilidade Acadêmica estudantes da UFV que, no momento da candidatura ao processo seletivo, satisfizerem as seguintes exigências:

I – ter integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro e segundo períodos do seu curso;
II – ter concluído, no mínimo, quarenta por cento (40%) da carga horária total do curso;
III – apresentar coeficiente de rendimento acadêmico acumulado igual ou superior a 60;
IV – ter no máximo 2 reprovações acumuladas nos 2 últimos períodos letivos que antecedem à candidatura;

• 1º – Estudantes que fizerem nova seleção de ingresso para o mesmo curso na UFV, só poderão se candidatar ao processo seletivo 1 (um) ano do curso, após o reingresso.
  • 2º – Será permitido aos convênios ou programas específicos estabelecer critérios de elegibilidade diferentes dos definidos nesta Resolução, aprovados pelo CEPE”.

Inscrição: preencher o form, anexando os documentos abaixo indicados.

–   Histórico escolar atualizado (acessar o Sapiens, clicar em ‘Solicitações – Solicitação de documentos-Registro Escolar – Solicitação de documentos digitais – HISTÓRICO ESCOLAR GRADUAÇÃO – SIMPLES)
–   Application Form – FY23 SUSI Leaders WINTER preenchido;
–   Comprovante de proficiência (pode ser TOEFL, IELTS, Duolingo – versão paga, Cambridge, entre outros);
–   Carta de referência de professor, supervisor/orientador ou empregador.
–   Comprovante de premiações, caso tenha.

Algumas observações importantes:

• o estudante selecionado pela UFV fará uma entrevista de cerca de 20-30 minutos, em inglês, com a representante do Consulado dos EUA em BH e com a Cônsul dos EUA e, eventualmente, outra entrevista em inglês, com o comitê de seleção da Embaixada dos EUA (ambas as entrevistas serão virtuais);
  • o processo é bastante competitivo;
  • o curso nos EUA é todo em inglês;
  • O nível de inglês do estudante selecionado pela UFV será verificado na redação e nas entrevistas das etapas seguintes;
  • Caso o candidato passe no processo final de seleção, mas ainda houver dúvida sobre a capacidade do aluno em acompanhar as aulas, o escritório em Washington. D.C. poderá pedir que o candidato faça um teste TOELF para verificar o nível de proficiência.

Verifique todas as informações em: Program info and FAQ

Image 1