Coletânea da Rede CsF

Coletânea de Bolsistas Destaques do Ciência sem Fronteiras

O cenário atual está cada vez mais globalizado e demandando estratégias de crescimento e desenvolvimento efetivos. O Brasil, nesse contexto, está enviando dezenas de milhares de estudantes para mobilidade acadêmica internacional, a exemplo do programa Ciência sem Fronteiras. Segundo com o governo federal, o Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

De acordo com o Painel de Controle do Programa Ciência sem Fronteiras, o total de bolsas implementadas em relação à meta acumulada para o ano de 2014 foi de 78.173. Nesse panorama, desde o lançamento do programa em julho de 2011, aproximadamente 30 países vêm recebendo estudantes e pesquisadores por intermédio do programa.

Muitos participantes do Ciência sem Fronteiras se sobressaem nos países em que participam de mobilidade acadêmica internacional e os casos de sucesso são diversos. Neste sentido, a Rede CsF elaborou uma coletânea com trinta bolsistas (ou grupo de bolsistas) destaques que tiveram alguma menção na mídia e/ou demais meios de comunicação. Os bolsistas e ex-bolsistas mencionados nesta coletânea tiveram como países de destino: Alemanha, Austrália, Canadá, Cingapura, China, Estados Unidos, Hungria, Itália, Portugal e Reino Unido.

A título de domínio público, os dados expostos abaixo, a saber, Nome, Universidade no Brasil e Universidade no exterior e país, e Área prioritária para o programa Ciência sem Fronteiras, foram coletados na página de domínio público do programa Ciência sem Fronteiras, na seção Bolsistas pelo mundo (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/bolsistas-pelo-mundo), ou nos links de referência. Os links de referência foram encontrados em pesquisas na internet através da ferramenta de busca Google.com ou na rede social Facebook.com. Os quotes ou citações estão referenciados de acordo com os links de referência.

 

Esta coletânea apresenta vinte e seis bolsistas destaques dispostos em ordem alfabética, seguido por quatro grupos de bolsistas destaques.

  1. Alexandre Miranda
  2. Alice Cunha da Silva
  3. André Sionek
  4. Bruno Sielly Jales Costa
  5. Caio Guimarães
  6. Daniel de Paula Lopes
  7. Debora dos Santos Carvalho
  8. Elisa Miotto
  9. Felipe Araújo
  10. Guilherme Rosso
  11. Guilherme Vargas Garcia
  12. Iuri Silva de Araújo
  13. Lucas Conelian de Oliveira
  14. Lucas Leung
  15. Luis Felipe Longo Micchi
  16. Marcela Lopes Alves
  17. Mateus Oliveira
  18. Monique Gasparoto
  19. Pedro Henrique Doria Nehme
  20. Peirol Gomes
  21. Rafael Barty Dextro
  22. Thaysa Tagliaferri
  23. Thiago Rocha
  24. Vinicius Santana dos Santos
  25. Vinicius Venâncio
  26. Yuri Claure
  27. Deborah Celestrini, Guilherme Rosso, Luciano Telesca, Monique Gasparoto
  28. Equipe Greenwill: Tereza, Eduardo, Gabriela, Jessia, Carlos
  29. Felipe, Giovani, Rodrigo, Simone
  30. Rafael, Higor, Nelson, Felipe

 

Nome: Alexandre Miranda

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Universidade no exterior e país: University of Arizona e Harvard University, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Medicina

Link de referência: http://www.estudarfora.org.br/alexandre-de-petrolina-para-harvard/

Quote: “Após fazer “summer internship” (estágio de verão) na própria Harvard ele não desistiu de seu sonho e pediu a extensão da bolsa junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Seu pedido foi atendido e durante 9 meses (com início em junho deste ano) ele fará pesquisa sobre saúde cardiovascular no hospital da universidade.”

 

Nome: Alice Cunha da Silva

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade no exterior e país: State College, Estados Unidos

Área prioritária: Engenharia uclear

Link de referência: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/2015/07/jovem-brasileira-e-unica-semifinalista-da-america-em-olimpiada-de-engenharia-nuclear.shtml

Quote: “É o caso de Alice Cunha da Silva, a jovem estudante de 25 anos que se tornou a única semifinalista do Brasil e das Américas na Nuclear Olympiad, competição internacional de engenharia nuclear promovida pela World Nuclear University (WNU) para premiar alunos de graduação e pós-graduação que apresentem formas de aplicação nuclear que vão além da geração de energia ou combustível.

 

Nome: André Sionek

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade no exterior e país: University of Pennsylvania, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Física

Link de referência: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/views/-/journal_content/56_INSTANCE_VF2v/214072/4769385

Quote: “Sionek criou e é diretor executivo da revista cientifica Polyteck, publicação destinada a divulgar conteúdos sobre ciência e tecnologia no Brasil. Segundo ele, o objetivo da iniciativa é “contribuir para a melhoria da educação superior no Brasil e estimular a criatividade dos universitários para produzirem mais e não apenas absorver os avanços científicos e tecnológicos de outros países”. André Sionek é o idealizador do projeto, juntamente com Fábio Rahal e Raisa Requi.”

 

Nome: Bruno Sielly Jales Costa

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Universidade no exterior e país: Lancaster University, Reino Unido

Curso ou área prioritária: Engenharia Elétrica e Computação

Link de referência: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/noticias/-/asset_publisher/Dh91/content/ex-bolsista-orienta-publicacao-sobre-drones-a-ser-apresentada-na-turquia

Quote: “Há quase dois anos, o então bolsista de doutorado sanduíche do programa Ciência sem Fronteiras, Bruno Sielly Jales Costa, recebeu prêmio por melhor artigo em um congresso na cidade de Lausanne, Suíça. Hoje, como professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Bruno orientou a publicação de três alunos do ensino médio/técnico, Vitor Greati, Vinícius Ribeiro e Celso Soares, que tiveram artigo aceito para apresentação no 2015 IEEE International Conference on Fuzzy Systems (FUZZ-IEEE 2015), um dos maiores congressos da área de inteligência computacional do mundo, que esse ano acontece em Istambul, Turquia.”

 

Nome: Caio Guimarães

Universidade no Brasil: Universidade de Pernambuco (UPE)

Universidade no exterior e país: Estágio no Wellman Center, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Engenharia Elétrica-Eletrotécnica

Link de referência: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/11/23/interna_vidaurbana,544620/pernambucano-cria-emissor-de-luz-capaz-de-matar-bacterias-resistentes.shtml

Quote: “Substituir antibióticos por luz no tratamento de infecções causadas por bactérias multirresistentes é uma realidade que está mais próxima dos pernambucanos. Um estudante de engenharia elétrica-eletrotécnica da Universidade de Pernambuco (UPE) desenvolveu este ano, durante estágio no Wellman Center, laboratório de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dois equipamentos capazes de irradiar em tecidos humanos luz em uma frequência que mata em cerca de uma hora micro-organismos imunes ao tratamento comum.”

 

Nome: Daniel de Paula Lopes

Universidade no Brasil: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Universidade no exterior e país: Iowa State University e Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Engenharia Mecânica e Aeronáutica

Link de referência: https://www.youtube.com/watch?v=Dj8EhjDsjvw

Quote: “Durante seu período de estudos nos Estados Unidos Daniel ganhou uma competição de robótica da NASA, foi para o MIT no projeto da DARPA, que é uma agência de pesquisa dos projetos avançados de desfesa americana, ganhou uma competição no MIT na área de Engenharia de Produtos e quando voltou ao Brasil trouxe o projeto dessa disciplina para inserir no quadro de disciplinas do ITA.”

 

Nome: Débora dos Santos Carvalho

Universidade no Brasil: Universidade de São Paulo (USP)

Universidade no exterior e país: Technische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha

Curso ou área prioritária: Engenharia Ambiental

Link de referência: http://anprotec.org.br/site/2014/06/csf-oferecera-100-mil-bolsas-em-2015/

Quote: “Ela contou que começou a trabalhar bem cedo, aos 16 anos. O primeiro emprego foi no departamento de águas e esgoto de Porto Alegre. “Lá eu observava as engenheiras trabalhando e sonhava um dia ser uma engenheira ambiental”, disse. Por todo o período de estudante, Débora frequentou as escolas públicas. Em 2009, conseguiu ser aprovada em primeiro lugar na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), para cursar engenharia ambiental. Fluente no alemão, Débora hoje também domina o inglês, o francês e o italiano. Agora, nas palavras dela, acaba de “realizar mais um sonho”. “Estou preparada para trabalhar na ONU [Organização das Nações Unidas], onde poderei, como gestora, interceder para encontrar alternativas para a preservação e exploração sustentável dos recursos naturais no nosso país e no mundo, principalmente, os recursos hídricos”, contou.”

 

Nome: Elisa Miotto

Universidade no Brasil: Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC)

Universidade no exterior e país: Tsinghua University, China

Curso ou área prioritária: Arquitetura

Link de referência: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/views/-/journal_content/56_INSTANCE_VF2v/214072/5101615

Quote: “A bolsista de graduação-sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na China, Elisa Miotto, ajudou a criar projeto para solucionar o problema da infecção de cólera no Haiti e alcançou segundo lugar em concurso internacional sobre o tema. “Ficamos muito contentes com o resultado do concurso, sobretudo em poder representar, mesmo que indiretamente, o Brasil e sobretudo nossas universidades brasileiras, que com certeza são as principais responsáveis pelo conhecimento adquirido ao longo destes anos de estudos”, afirmou a estudante, que no Brasil integra a Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC).”

 

Nome: Felipe Araújo

Universidade no Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade no exterior e país: New York Institute of Tecnology, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Computação

Link de referência: https://www.ufmg.br/online/arquivos/036471.shtml

Quote: “O jogo foi desenvolvido pelo estudante Felipe Araújo, do oitavo período do curso de graduação em Ciência da Computação. “Quando estudava no New York Institute of Tecnology, pelo programa Ciência Sem Fronteiras, comprei óculos de realidade virtual que possibilitam a criação de um ambiente altamente imersivo. Pretendia usá-los em meu projeto de graduação, mas havia pensado em um jogo sem um objetivo específico, quando o professor do DCC Renato Ferreira sugeriu que criássemos algo com aplicação terapêutica”, explica Araújo.”

 

Nome: Guilherme Rosso

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Universidade no exterior e país: Clark University, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Ciências e Tecnologia

Link de referência: http://www.ect.ufrn.br/index.php/pt-br/aluno-do-bct-e-convidado-para-reuniao-em-brasilia-sobre-o-csf

Quote: “O encontro contou com a presença do Ministro da Educação, Henrique Paim, do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, de representantes da Embaixada Americana e da Comissão para intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Fullbright), além de 200 novos bolsistas e de 8 ex-integrantes do intercâmbio acadêmico, entre eles, Guilherme. A performance durante o programa, na Clark University em 2012, rendeu ao discente da ECT o convite para contribuir na discussão sobre a responsabilidade e o compromisso dos novos bolsistas com a transformação da realidade brasileira, um dos temas do evento.”

 

Nome: Guilherme Vargas Garcia

Universidade no Brasil: Universidade de Brasília (UnB)

Universidade no exterior e país: Parsons School of Design, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Desenho Industrial

Link de referência: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/04/ex-alunos-do-ciencia-sem-fronteiras-criam-espaco-para-inovacao

Quote: “Em janeiro de 2014, ao concluir a temporada de aprendizagem no exterior, eles voltaram ao País e decidiram abrir o Brasília Fab Lab. Em operação desde o início deste ano, na capital federal, o espaço é um incentivo à pesquisa e à inovação. O local funciona como um centro de pesquisa e produção, oferecendo máquinas, ferramentas e tecnologias digitais para elaborar protótipos, construir máquinas e equipamentos e realizar experimentos sem depender da escala industrial.”

 

Nome: Iuri Silva de Araújo

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade no exterior e país: University of Missouri – Columbia, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Engenharia Química

Link de referência: http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/noticia/13951069#.VbmQwHiZ6fQ

Quote: “O bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras, Iuri Silva de Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi selecionado como estudante do mês na University of Missouri – Columbia, nos Estados Unidos, em reconhecimento por seu serviço e benefícios aos estudantes e à universidade.”

 

Nome: Lucas Conelian de Oliveira

Universidade no Brasil: Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Universidade no exterior e país: Western Illinois University, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Matemática

Link de referência: http://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/alunos-do-ifsp-caraguatatuba-participaram-da-67a-reuniao-do-sbpc/

Quote: “O outro trabalho que foi apresentado por Lucas intitulou-se “Melhoria CsF: uma análise do programa ‘Ciência sem Fronteiras’ a partir da perspectiva dos estudantes” e originou a cartilha “Universidade Presente – um guia para acompanhar o aluno no exterior”, a ser publicada para instituições de ensino superior. Tanto o trabalho, quanto a cartilha, foram realizados em conjunto com ex-bolsistas do programa “Ciência sem Fronteiras”, todos membros da Organização Não Governamental (ONG) “Rede CsF”, uma iniciativa que promove o desenvolvimento e aprimoramento das áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (CTI&E) no Brasil.”

 

Nome: Lucas Leung

Universidade no Brasil: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade no exterior e país: Sheffield Hallam University, Reino Unido

Curso ou área prioritária: Engenharia de Produção

Link de referência: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_
ensinosuperior/2015/03/30/ensino_ensinosuperior_interna,477545/estudante-da-unicamp-vai-representar-ciencia-sem-fronteiras-no-reino-unido.shtml

Quote: “Aluno do 7º semestre de engenharia da produção na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lucas Chung Man Leung, 22 anos, conquistou, no início do mês, o primeiro lugar do concurso cultural SwB UK Ambassador 2015, promovido pela embaixada britânica [e pela Rede CsF] para selecionar um representante do programa Ciências Sem Fronteiras (CsF) no Reino Unido.”

 

Nome: Luis Felipe Longo Micchi

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade no exterior e país: Naval Research Laboratory, Estados Unidos

Área prioritária: Física

Link de referência: http://physics.cua.edu/SupernovainQ502Mrk477.cfm

Quote: “Luis Felipe Longo Micchi é o nome do brasileiro que descobriu uma supernova. Luis Felipe é estudante de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, e descobriu a supernova durante seu estágio na Naval Research Laboratory com o Professor Kraemer e com o Dr. Henrique Schmitt. A supernova foi detectada através de dados obtidos com o Telescópio Espacial Hubble. Sendo que imagens da mesma galáxia em 2013 não mostraram este alvo.”

 

Nome: Marcela Lopes Alves

Universidade no Brasil: Faculdade Farias Brito

Universidade no exterior e país: Arizona State University, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Ciência da Computação

Link de referência: https://www.youtube.com/watch?v=wc5QAwEqW4A

Quote: “Ela foi para Arizona State University e o Summer fez na Wolfram Science Summer School. Primeira brasileira a conseguir entrar na Wolfram Science Summer Program. Ela estudou a vida inteira em escola pública, veio de uma cidade de 11.000 habitantes, convenceu a diretora do colégio a levar as olimpíadas para o colégio; durante este período foi medalhista nas olimpíadas de matemática e de astronomia, foi aluna destaque na cidade, participou de grêmio estudantil, foi embaixadora do projeto amigos da leitura. Durante o período da faculdade ela conseguiu um estágio na Microsoft Innovation Center e no Projeto Sony Mobile.”

 

Nome: Mateus Oliveira

Universidade no Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade no exterior e país: Saint Louis University, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Engenharia Aeroespacial

Link de referência: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/03/23/mineiro-de-22-anos-participa-de-projeto-patrocinado-pela-nasa.htm

Quote: “O estudante de engenharia aeroespacial da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) hoje tem 22 anos e é o único brasileiro a fazer parte da equipe do Laboratório de Sistemas Espaciais da Universidade Saint Louis, no Missouri (EUA), que desenvolve o projeto Rascal. A missão consiste na construção e na operação de um satélite composto por duas pequenas espaçonaves com capacidade propulsoras.”

 

Nome: Monique Gasparoto

Universidade no Brasil: Universidade de São Paulo (USP)

Universidade no exterior e país: Boston University, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Ciências Físicas e Biomoleculares

Link de referência: http://scienceblogs.com.br/synbiobrasil/2013/03/experiencia-em-biologia-sintetica-monique-gasparoto/

Quote: “Como bolsista do programa Ciências sem Fronteiras, passei um ano na Boston University e além da incrível experiência de intercâmbio, tive a oportunidade de trabalhar no laboratório do professor Doug Densmore (CIDAR) e fazer parte do time do iGEM da Boston University. Eu não poderia sonhar em um lugar mais incrível para me aproximar da Synbio: estar em Boston onde as primeiras bases da área foram lançadas, fazer pesquisa em um laboratório exclusivamente de Biologia Sintética – em que todo mundo tem o site do Registry nos favoritos(!), assistir a palestras e seminários dos pesquisadores referência da área, como o Jim Collins, com quem dividíamos espaço de laboratório , visitar o Headquarters do iGEM e muitos outros aspectos me fizeram ter a certeza de que a Synbio veio para ficar não só na minha vida, mas certamente na de todos os que a conhecem.”

 

Nome: Pedro Henrique Doria Nehme

Universidade no Brasil: Universidade de Brasília (UnB)

Universidade no exterior e país: Catholic University of America (CUA), Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Engenharia e demais áreas tecnológicas

Link de referência: http://palaciodoplanalto.tumblr.com/post/118380801534/pedro-nehme-ciencia-sem-fronteiras

Quote: “O estudante brasiliense Pedro Nehme vai viver, nos próximos meses, uma das experiências mais incríveis que um jovem cientista poderia sonhar. Aluno de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (Unb) e bolsista da primeira turma do Ciência sem Fronteiras, Pedro será o primeiro brasileiro civil a fazer uma viagem ao espaço. (…) Encantado desde a infância pela área espacial, Pedro estagiou por nove meses na Nasa, nos EUA. Lá ele trabalhou na área de balões de alta altitude, dentro da Divisão de Astrofísica da agência espacial americana, uma base que ele acredita que possa ter contribuído para que vencesse o concurso.” (Palácio do Planalto. Tumblr, 2015)

 

Nome: Peirol Gomes

Universidade no Brasil: Universidade Federal do ABC (UFABC)

Universidade no exterior e país: University of Alabama e Stanford University, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Engenharia de Gestão

Link de referência: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/11/ex-ciencia-sem-fronteiras-faz-site-com-guia-de-sobrevivencia-do-bolsista.html

Quote: “A ideia principal é que ele seja uma Wikipédia, totalmente colaborativo”, citou Gomes ao definir o projeto batizado de “MyCSF”, um site que reúne cartilhas, vídeos, depoimentos de bolsistas e outras informações que possam servir como um “manual de sobrevivência” dos bolsistas, com pretenção de se tornar uma “enciclopédia” no assunto de intercâmbio, de acordo com seu criador. O projeto usa o crowdsourcing (método para criação e captação de conteúdo por meio de pessoas do público) como principal força motriz.”


Nome: Rafael Barty Dextro

Universidade no Brasil: Universidade Federal de São Paulo

Universidade no exterior e país: Monash University, Austrália

Curso ou área prioritária: Biologia

Link de referência: http://www.meldmagazine.com.au/2014/10/viea-2014-english/

Quote: “This year’s winner of the Victorian International Awards for English Language Training says he is now confident in conversing in English, and helps other students learn the language. The winner, Rafael Barty Dextro, from Brazil, recounted when he first arrived in Australia, ‘I was scared of everything, but everyone is so friendly and really wants to help you’.”

 

Nome: Thaysa Tagliaferri

Universidade no Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade no exterior e país: Université de Bologne, Itália

Curso ou área prioritária: Fisioterapia

Link de referência: http://www.ifsudestemg.edu.br/sites/default/files/Cartilha-Universidade-Presente_0.pdf

Quote: “Durante os meses de maio de 2014 a abril de 2015, a Rede CsF realizou um estudo denominado Melhoria CsF. Nesse período, foi realizada uma coleta dos dados e dos pontos de vista de bolsistas e ex-bolsistas do Programa Ciência se Fronteira com objetivo de aprimorar e contribuir com o desenvolvimento do referido Programa. A pesquisa contou com a participação de 1083 estudantes e, dentre os resultados obtidos, um dos pontos destacados foi a avaliação negativa no que se refere ao acompanhamento dos bolsistas por parte das suas Instituições de origem no Brasil. Durante a análise das respostas, três Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras destacaram-se na avaliação do acompanhamento dos bolsistas durante o processo de mobilidade acadêmica internacional (…). A partir desse levantamento, esta cartilha foi criada e teve seu conteúdo baseado nas estratégias utilizadas por essas Instituições para o acompanhamento de seus estudantes durante três perspectivas temporais: antes, durante e após a mobilidade internacional.”


Nome: Thiago Rocha

Universidade no Brasil:

Universidade no exterior e país: Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, Portugal

Curso ou área prioritária: Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente

Link de referência: http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/03/bolsista-do-ciencia-sem-fronteiras-recebe-premio-jovem-cientista-portugues

Quote: “O estudante de doutorado do programa Ciência sem Fronteira, Thiago Rocha, é o vencedor do Prémio Fluviário 2014: Jovem Cientista do Ano 2014, com o artigo “Immunocytotoxicity, cytogenotoxicity and genotoxicity of cadmiumbased quantum dots in the marine musselMytilus galloprovincialis”. Thiago desenvolve suas pesquisas no Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve. Ter seu artigo publicado na Marine Environmental Research, é o reconhecimento atribuído ao melhor artigo científico publicado por um estudante.”

 

Nome: Vinicius Santana dos Santos

Universidade no Brasil: Universidade de Brasília (UnB)

Universidade no exterior e país: National University of Singapore, Cingapura

Curso ou área prioritária: Engenharia Mecânica

Link de referência: https://www.youtube.com/watch?v=5-TR1Xy8sXI

Quote: ““Foram 12 meses de aula e pesquisa na universidade e mais três meses de estágio monitorado em uma empresa startup que me permitiu ir às Filipinas e Taiwan”, conta. Para o estudante, a experiência requer dedicação. “Lá fora, temos menos aulas e mais tutoria, mais leitura. Tive contato com um nível de desenvolvimento tecnológico que não tinha me deparado anteriormente e a grande comunidade estrangeira presente nas universidades faz com que as diferenças sejam complementares’, contou.””

 

Nome: Vinicius Venâncio

Universidade no Brasil: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)/ Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP/USP)

Universidade no exterior e país: Texas A&M University, Estados Unidos

Área prioritária: Farmácia

Link de referência: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/06/estudante-do-ciencia-sem-fronteiras-recebe-dois-premios-nos-eua

Quote: “Com sua pesquisa, o brasileiro foi premiado no Texas A&M University Student Research Week 2015 (primeiro lugar entre pesquisadores de pós-graduação – áreas: Saúde, Nutrição, Cinesiologia e Fisiologia) e no Sigma Xi Symposium Theme Award (melhor pesquisa relacionada à prevenção de doenças).”

 

Nome: Yuri Claure

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade no exterior e país: Arizona State University, Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Computação

Link de referência: https://www.facebook.com/RedeCsF?fref=ts

Quote: “Durante o summer o Yuri participou de uma Career Fair e acabou se interessando em trabalhar na Amazon. Depois de várias etapas ele acabou impressionando tanto que foi chamado para fazer o seu summer internship lá em Seattle ! Ele trabalhou em um projeto pessoal que chamava “ In- pipeline ineligible notifications”, traduzindo é um sistema que não permite que vendedores escrevam reviews das suas próprias mercadorias.”

 

Nome: Deborah Celestrini, Guilherme Rosso, Luciano Telesca, Monique Gasparoto

Universidade no Brasil: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Univesidade de São Paulo (USP)

Universidade no exterior e país: Clark University, Clark University, Saint Johns University, Boston University – Estados Unidos

Curso ou área prioritária: Farmácia, Ciências e Tecnologia, Ciência da Computação, Ciências Físicas e Biotecnológicas

Link de referência: http://noticias.terra.com.br/educacao/ex-bolsistas-criam-rede-para-retribuicao-ao-sem-fronteiras,50cf523d403c8410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Quote: “Ele projeta, assim, que as iniciativas ganhem visibilidade no meio acadêmico, nas empresas e envolvam outros membros. “Tem pessoas que fazem coisas parecidas (projetos após o CsF), mas não se conhecem. Se não se conhecem, não trocam ideias e não podem trabalhar juntas”, afirma Manços. “Esse é o objetivo da rede [Rede CsF], fazer com que essas pessoas se conectem”.”

 

Nome: Equipe Greenwill: Tereza Barros, Eduardo Henrique, Gabriela Oliveira, Jessica Dias e Carlos Grande.

Universidade no Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), FUMEC, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), respectivamente.

Universidade no exterior e país: Budapest University of Technology and Economics, Hungria

Curso ou área prioritária: Engenharia Civil e Mecânica

Link de referência: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7248-estudantes-do-ciencia-sem-fronteiras-participam-de-projeto-em-budapeste

Quote: “5 bolsistas do CsF, Budapest University of Technology and Economics, integram a equipe da Greenwill como “development interns”, atuando em projetos de sustentabilidade ambiental e participando de eventos e congressos relacionados à área. A Grenwill é uma plataforma global, sociallydriven, sem fins lucrativos, liderada pela EuCham. A empresa está situada no prédio da Embaixada Brasileira e do Banco Central em Budapeste e conta como uma equipe de 54 colaboradores de todas as partes do mundo.”

 

Nome: Felipe Augusto Martins, Giovani Gattei, Rodrigo Silva e Simone Marini

Universidade no Brasil: Várias

Universidade no exterior e país: Catholic University of America, Estados Unidos

Área prioritária: Engenharia Civil

Link de referência: https://www.facebook.com/ItamaratyGovBr/posts/1014843048548979? comment_id=1014909931875624&offset=0&total_comments=65&comment_tracking=%7B%22tn%22%3A%22R%22%7D

Quote: “[…] bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras na Catholic University of America,ganharam em segundo lugar a competição: ASCE NCS GEC 1st Annual Student Presentation Competition (American Society of Civil Engineers, National Capital Section, Geotechnical Executive Committee). O tema da apresentação deles foi “Deep excavation support system impacts, sewer overflow system upgrade in Washington DC area”. Todas as universidades localizadas no distrito de Columbia, Maryland e Virginia foram convidadas a participar, e esses 4 feras ai alcançaram o segundo lugar na competição!”

 

Nome: Rafael Melo, Higor Silva, Nelson Nauata e Felipe Oliveira

Universidade no Brasil: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de Campinas e Universidade de Campinas respectivamente.

Universidade no exterior e país: University of Toronto, Canadá

Curso ou área prioritária: Tecnologia

Link de referência: http://www.utm.utoronto.ca/main-news/utm-team-wins-wearable-sports-tech-competition

Quote: “Quatro brasileiros que estudam na University of Toronto pelo Ciência sem Fronteiras participaram e ganharam uma competição que visava desenvolver “wearable sports technology.”


Contribuíram para este documento os seguintes colaboradores da Rede CsF: Ariane Mendonça e Guilherme Rosso.

 

Sobre Ariane Mendonça

Estudante de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – com período sanduíche pelo programa Ciência sem Fronteiras na Saint Martin’s University e Arizona State University. Acredita que o Brasil ainda está para mostrar o seu grande potencial para o mundo. E acredita também que a Rede CsF é o caminho para que cada vez mais o nosso país conheça a capacidade de quem irá ser protagonista das suas mudanças.

(ariane.mendonça@redecsf.org.br)

 

Sobre Guilherme Rosso

Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – com período sanduíche na Clark Univeristy, EUA – e mestrando em Modelagem de Sistemas Complexos na USP, levanta a bandeira da Ciência, Tecnologia e Inovação. Quer fazer parte de uma profunda transformação do Brasil e acredita que o quanto mais estivermos juntos, integrados e conectados, maior será essa transformação.

(guilherme.rosso@redecsf.org.br)

 

Sobre a Rede CsF

A Rede CsF é um ambiente de integração para conectar e engajar participantes do programa Ciência sem Fronteiras e stakeholders para desenvolver Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação (CTI&E) como retorno do investimento ao país. Hoje é a principal organização de participantes do Ciência sem Fronteiras e espera-se que a Rede CsF possa integrar esses potenciais e gerar ações concretas para o desenvolvimento do Brasil.

(contato@redecsf.org.br)

 

www.redecsf.org.br

www.facebook.com/RedeCsF

 

Brasil, agosto de 2015.